sábado, 13 de fevereiro de 2010

X2

X2, 1996 (Europa) e 1997 (Japão)
Gênero: shoot 'em up com horizontal e vertical scrolling
Plataforma apreciada: Playstation 2
Mídia: CD-Rom
Desenvolvimento: Team17
Distribuição: Ocean Software (Europa) e Capcom (Japão)
Número de fases: 9
Número de jogadores: até 2 ao mesmo tempo
High Score: 6.023.320 na dificuldade normal

Como é?

História inédita, a Terra está em paz e uma força alienígena está prestes a invadir o nosso planeta, os humanos estavam se preparando para a invasão, mas os extraterrestres foram mais rápidos. Para nos salvar, só utilizando a série de naves "XS".

"X2" é um jogo para Playstation 1, desenvolvido pelo Team17, que fez o clássico "Worms". "X2" é sequência do "Project-X" de Amiga.

Graficamente o jogo é muito bonito, há alguns detalhes bem interessantes, como o reflexo da sua nave nos espelhos dos prédios no plano de fundo da primeira fase por exemplo. Os inimigos, principalmente os maiores, são bem interessantes.

A trilha sonora é uma música eletrônica, não é muito de meu agrado. Segundo um colega, o som é do estilo Acid House.


Itens de minha coleção.

E?

Você pode escolher entre três naves XS01 (a mais equilibrada), XS02 (lenta, mas poderosa), XS03 (rápida, mas fraca). Independente de sua escolha, qualquer uma das naves fica muito poderosa, devido à quantidade de power ups que você pega durante o jogo.

O esquema de pontuação é bem old school, atire em tudo que se mover, pelo menos não lembro ter visto algum detalhe em que possa ordenhar pontos, a não ser em alguns mestres cujos projéteis podem ser destruídos.

A jogabilidade é eficaz, porém, se você estiver com muita velocidade em sua nave, em algumas ocasiões manobrar a nave fica difícil e qualquer impacto da sua XS no cenário tira uma bela quantidade de sua energia.

O botão X atira, o botão O aciona a Mega Bomb, o botão quadrado permite você selecionar a arma frontal e o botão triângulo muda a posição do(s) Multiples(s): parado(s), girando em torno de sua nave ou seguindo seu rastro. Os botões L1 e R1 são utilizados com o tiro frontal Twin. Coisa rara ver shmup utilizar tantos botões.

A dificuldade da versão japonesa é menor em relação à versão européia, não que torna a tarefa mais fácil, pelo menos eu tive de jogar umas 5 vezes para dar 1CC (1 Credit Completed) na versão japonesa.

O jogo se torna menos difícil devido aos seguintes fatores:

• Você não perde as armas que evoluiu e pode acumular tiros secundários, nas últimas fases sua nave fica absurdamente poderosa.

• Tradição em jogos ocidentais e europeus, a barra de energia está lá, pode tomar tiro, quase, à vontade.

• A cada 1 milhão de pontos você ganha uma vida extra, ao contrário da versão européia que é a cada 2,5 milhões de pontos, fora os itens de vida extra que aparecem durante o jogo.

• O escudo ajuda muito, vá com tudo para cima dos inimigos. Quanto mais séries de inimigos forem destruídas, mais rapidamente itens irão aparecer para evoluir sua nave.

Armas frontais: Se não estou enganado, você pode aumentar até o nível três de cada arma, ao pegar uma arma já evoluída, uma pequena explosão em torno de sua nave destruirá os inimigos mais próximos.

Laser

Ripple

Plasma

Beam - Eu gostei muito dessa arma, um tiro muito forte.

Flamer

Twin

Armas laterais: Assim como as armas frontais, você pode aumentar até o nível três de cada arma, ao pegar uma arma já evoluída, uma pequena explosão em torno de sua nave destruirá os inimigos mais próximos. As armas laterais são acumulativas, ou seja, ao pegar uma nova arma, não substitui a antiga.

Side Shot

Electric Tracking Laser

Laser-Snake

Mísseis: Assim como as armas frontais e armas laterais, você pode aumentar até o nível três de cada míssil, ao pegar um míssil já evoluído, uma pequena explosão em torno de sua nave destruirá os inimigos mais próximos. Os mísseis são acumulativos, ou seja, ao pegar um novo míssil, não substitui o antigo.

Standard Missile

Homing Missile

Plasma Star Bomb

Itens diversos: Assim como as armas frontais, armas laterais e mísseis, você pode aumentar sua velocidade em até três vezes, ter até três Multiples e carregar até três Mega Bombs, ao pegar um item de velocidade, Multiple ou Mega Bomb na quantidade máxima, uma pequena explosão em torno de sua nave destruirá os inimigos mais próximos.

Multiples - Uma cópia mequetrefe dos options da série "Gradius".

Shield - Vá para cima dos inimigos, o Shield acaba com o tempo e não pelo número de tiros que você recebe.

Mega Bomb

Energy

Speed Up

Speed Down

1 UP

Vale a pena?

Se você é um jogador casual não vale, agora, se você é um shmuper e está procurando um jogo de dificuldade fácil para média e quer engrossar a fileira de 1CC é um bom título.


Se você gosta de cheats, anote estas.


CRA? Era para ser CRX. 1CC sem cheats.

Nota: 70%

2 comentários:

  1. Aparentemente a sua opinião sobre o jogo mudou, Jorge, ou estou enganado?
    Estava pensando num próximo título de PS1 pra terminar depois da pedreira que foi Raiden, e agora que li seu texto acho que vou catar esse X2.
    Obrigado pelos detalhes, eles serão bem úteis!

    ResponderExcluir
  2. Mudou sim Edward, quando escrevi que era um puta jogo chato em seu site, não havia entendido direito o esquema do X2.

    A versão japonesa é muito mais agradável (fácil) de se jogar que a versão européia.

    Desde que comecei a escrever neste blog, tenho tido mais cuidado em fazer comentários sobre jogos, pois, alguns requerem maior dedicação, como foi o caso do X2.

    ResponderExcluir