terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

A Marcha dos Pingüins

A Marcha dos Pingüins (La Marche de L'Empereur, França, 2005)
Duração: Aproximadamente 85 minutos
Gênero: Documentário
Diretor: Luc Jacquet
Roteirista: Michel Fessler, baseado em roteiro de Luc Jacquet
Elenco: Charles Berling, Romane Bohringer, Jules Sitruk

Como é?

Este documentário fala sobre o ciclo de vida dos pinguins, mais especificamente da espécie pinguim-imperador, enfrentando nevascas, fome, predadores, os pinguins deixam o oceano e procuram cuidar de seus filhotes durante o inverno na Antártida apenas para dar continuidade à espécie.

E?

É admirável a luta e sofrimento dos pinguins para manter a espécie, a começar pela extensa fila indiana a qual os pinguins se orientam até chegar ao local ideal para procriar, passando pela perda de ovos devido ao descuido dos pais pinguins, a morte de filhotes por adversidades diversas tais como o frio, a falta de alimentos ou ainda o ataque de predadores.

Definir "A Marcha dos Pingüins" apenas como documentário é pouco para o belíssimo trabalho de Luc Jacquet, biólogo formado, agregou neste seu filme a sua experiência como operador de câmera, diretor de fotografia e documentarista.

Aliado a uma sequência de belas imagens, algumas bem dramáticas, temos uma comovente trilha sonora composta por Émilie Simon, sem dúvida alguma as músicas de autoria da moça dão um toque bem emocionante ao filme, temas como "The Frozen World", "Ice Girl", "Song of Storm" e "All is White" são fantásticos.

Qualquer semelhança com Björk não é mera coincidência não, Markus Dravs, que já trabalhou com a cantora islandesa, é quem fez a mixagem final deste trabalho de Émilie Simon. Eu achei a sonoridade do trabalho de Émilie Simon parecido com o de Kate Bush.

A dublagem nacional ficou a cargo de Patrícia Pillar e Antônio Fagundes, na dublagem norte-americana temos o grande Morgan Freeman.

Vale a pena?

Para mim a "A Marcha dos Pingüins" é um belíssimo documentário que de chato não tem coisa alguma.

Nota: 95%

Gatas que valem jóia com o dedão do pé!


Loira gelada neste calor, é jóia com o dedão dos dois pés!

Nenhum comentário:

Postar um comentário