sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

9 - A Salvação

9 - A Salvação (9, EUA, 2009)
Duração: Aproximadamente 79 minutos
Gênero: Ação, Drama, Animação, Ficção Científica, Aventura
Diretor: Shane Acker
Roteirista: Pamela Pettler, Shane Acker
Elenco: Christopher Plummer, Martin Landau, John C. Reilly, Crispin Glover, Jennifer Connelly, Fred Tatasciore, Elijah Wood, Alan Oppenheimer, Tom Kane, Helen Wilson

Como é?

9, dublado por Elijah Wood, acorda depois de um tempo indefinido, em um mundo destruído e meio sem querer acaba conhecendo outros seres como ele e desperta uma terrível máquina. Cabe a 9 e seus novos amigos, ou quase, desvendarem os mistérios que cercam suas origens e o real motivo de viverem neste apocalíptico mundo.

E?

Definitivamente não é um desenho para crianças, não há um derramamento de sangue, porém, o teor sombrio contido na história, eu imagino que seja um pouco demais para os pequenos berrantes. Animação em computação gráfica (CG) com temática ecológica muito bem feita com o estreante Shane Acker e produção de Tim Burton.

No geral é uma animação de ação, com muita correria, às vezes dá a impressão do enredo correr demais e em outros andar a passos de tartaruga, mas no geral, é uma boa história. Particularmente adorei 7, cuja voz é dublada pela não menos que maravilhosa Jennifer Connely, 7 é uma personagem que se sobressai aos demais devido a sua performance meio kunoichi, meio Xena, garante ela as melhores cenas de ação do filme.

Ainda temos Christopher Plummer, fazendo a voz de 1, muitas vezes sendo encarado como o vilão devido a sua vontade em apenas deixar as coisas acontecerem a fim de salvar sua pele. Fazendo um paralelo, muito grosseiro, com o mito da caverna de Platão, 1 seria o prisioneiro acorrentado ao seu próprio medo e 2 (Martin Landau) é o prisioneiro que se liberta de seus grilhões e acaba, infelizmente, tendo um mundo devastado a explorar.

Vale a pena?

Vale sim, se você gosta de animação em CG. Tenho a impressão de que 79 minutos foram insuficientes para contar uma história mais detalhada deste novo mundo e explorar mais cada um dos personagens.

Outro longa com o contexto diferente, mas de alguma forma me fez lembrar "9 - A Salvação" é "Casshern - Renascido do Inferno" no que tange as cores utilizadas em ambos os filmes e a um mundo que sucumbiu devido a insaciável sede de poder dos homens.

Nota: 75%

Gatas que valem jóia com o dedão do pé.


Jennifer Connelly, dubla 7

Nenhum comentário:

Postar um comentário