sábado, 5 de dezembro de 2009

O Pianista

O Pianista (The Pianist, França, Alemanha, Reino Unido, Holanda, Polônia, 2002)
Duração: Aproximadamente 148 minutos
Gênero: Drama
Diretor: Roman Polanski
Roteirista: Ronald Harwood
Elenco: Adrien Brody , Thomas Kretschmann , Frank Finlay , Maureen Lipman , Emilia Fox, Ed Stoppard, Julia Rayner e Jessica Kate Meyer

Baseado em fatos reais, o filme narra a história de Wladyslaw Szpilman (interpretado por Adrien Brody), um pianista judeu polaco, que, durante a Segunda Grande Guerra, viveu no Gueto de Varsóvia e ali ficou até a população judaica ser levada para os campos de concentração. Separado de sua família, de alguma forma, conseguiu evitar que fosse levado e começa ali a luta de um homem pela sua sobrevivência.

O filme, brilhantemente dirigido por Roman Polanski, o pedófilo comedor de cu, é demasiadamente triste, cinza, melancólico, emocionante e tenso, tais adjetivos ainda são insuficientes para descrever tal obra. Refletindo verossimilmente, imagino que seja, como foi a ocupação nazista na Polônia e a constante luta de Szpilman atrás de comida e de um lugar seguro para se refugiar.

Nesta busca por abrigo, Szpilman conta com a ajuda de polacos que lhe concedem lugar seguro e alimento, ora em algum porão, ora em algum apartamento abandonado, porém, de forma não constante e ainda tendo que racionar comida e conviver com o fantasma da doença e ainda não fazer barulho para não levantar suspeitas de que alguém ali há um judeu fugitivo.

A reconstituição dos cenários do filme é primorosa, da luxuosa arquitetura polonesa aos cenários de destruição, o Gueto de Varsóvia é retratado de maneira assombrosa contando com os cadáveres estirados na rua. Aliás, partes das cidades completamente destruídas e Szpilman andando pelos escombros são aterrorizantes.

A atuação de Adrien Brody merece um parágrafo a parte, pois, sua atuação é brilhante, do homem que perde tudo do dia para a noite, beira a insanidade e o que mantém sua sanidade é o piano, realmente uma magistral interpretação, afinal o filme é centrado no ator.

Em minha opinião, sem dúvida um grande filme, uma história sensacional que figura entre as melhores obras a respeito da Segunda Guerra Mundial. Vale a pena assistir se você não o fez ainda.

Nota: 99%

3 comentários:

  1. nunca vi esse filme, mas me parece interessante...ouvi falar que esse Adrien Brody estará no novo filme do Predador..

    ResponderExcluir
  2. Eu vi no IMDB que Adrien Brody está no elenco de "Predators", será este o novo filme do famigerado Predador?

    ResponderExcluir
  3. Segundo a Wikipedia, é sim. Tá no plural para imitar o Aliens, que é o Alien 2.

    ResponderExcluir