quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Esperança e Glória

Esperança e Glória (Hope and Glory, Reino Unido, 1987)
Duração: Aproximadamente 112 minutos
Gênero: Drama, Guerra, Comédia
Diretor: John Boorman
Roteirista: John Boorman
Elenco: Sebastian Rice-Edwards, Geraldine Muir, Sarah Miles, David Hayman, Sammi Davis, Ian Bannen, Derrick O'Connor

Durante a Segunda Grande Guerra, a família Rowan tem seus dias felizes e de paz em uma Londres constantemente bombardeada. O patriarca Clive Rowan (David Hayman) partiu para a guerra e coube à mãe, Grace Rowan (Sarah Miles) o papel de cuidar da casa e de seus três filhos. Para muitos são dias de tristeza, mas para Bill Rowan (Sebastian Rice Edwards) é tempo de dias sem aula, de descobertas e de aventuras.

"Esperança e Glória" é um filme ingênuo e alto astral, pois, apesar da morte ser uma constante e os bombardeios incessantes sempre próximos, a família Rowan aproveita a vida, tirando alegria de onde poderia haver apenas tristeza. Por exemplo, Dawn Rowan (Sammi Davis), a filha mais velha age como qualquer garota de sua idade, indo aos bailes e procurando arranjar um namorado.

Há diversas cenas interessantes neste filme, poderia citar a cena de um imenso balão inglês utilizado para derrubar aviões nazistas, que ao se soltar das cordas que o mantinham preso a terra torna-se um belo espetáculo aos olhos dos moradores locais.

Outra cena bacana é quando Bill e Sue (Geraldine Muir) saem para pescar a mando do rabugento avô George (Ian Bannen), aproveitando-se de uma bomba que caíra no rio e com o impacto, resultou na aparição de inúmeros peixes e as crianças se aproveitam para encher o barco.

É um filme de guerra que pode ser assistido com a família inteira, pois exalta a amizade e o amor entre os familiares e os amigos. A grande questão deste filme, em minha opinião, é se houve algum romance entre Grace e Mac (Derrick O'Connor), um amigo da família, durante a ausência de Clive.

Nota: 70%

Nenhum comentário:

Postar um comentário