sábado, 12 de dezembro de 2009

Filhos da Guerra

Filhos da Guerra (Europa, Europa, Alemanha, França, Polônia, 1990)
Duração: Aproximadamente 107 minutos
Gênero: Drama, Guerra
Diretor: Agnieszka Holland
Roteirista: Paul Hengge, Agnieszka Holland, Solomon Perel
Elenco: Marco Hofschneider, Julie Delpy, René Hofschneider, Piotr Kozlowski, André Wilms, Ashley Wanninger, Halina Labonarska, Klaus Abramowsky, Michèle Gleizer, Marta Sandrowicz, Nathalie Schmidt, Delphine Forest, Martin Maria Blau, Andrzej Mastalerz, Solomon Perel

O filme narra a história de Solomon Perel, um judeu alemão que viveu escondido junto a, pasmem, juventude hitlerista! A história começa quando a família Perel foge dos nazistas em direção a Polônia. Porém, com a invasão alemã em direção à Polônia, Solomon e seu irmão Isaak resolvem fugir, mas no caminho se perdem.

Solomon acaba se refugiando junto aos Bolcheviques e é enviado a um orfanato ao leste da Polônia. Certo dia os nazistas estão se aproximando do orfanato e durante a fuga, Solomon é feito prisioneiro, a fim de salvar sua pele, o único jeito é negar ser judeu.

Durante o filme, Solomon é atormentado o tempo inteiro com a ideia de se alinhar aos nazistas e estar perdendo com isso sua identidade judaica. Além do fato de ser considerado um prodígio junto aos alemães nazistas, Solomon está perdidamente apaixonado pela jovem Leni (Julie Delpy).

Solomon, louco para dar uma sapecada na nazistinha, evita um maior contato por causa de um detalhe, a falta do prepúcio, chega ao cúmulo de fazer em si uma micro-cirurgia para tentar recuperar a pele do pau, obviamente que não deu certo. Nos dias de exame médico, o jovem Perel tratava de arrumar uma desculpa para não ter de mostrar o bingolim.

Uma cena interessante do filme é uma onde Hitler e Stálin aparecem dançando uma valsa, talvez uma alusão ao tratado de não agressão entre Alemanha e URSS, a estratégia seria colocar a Europa toda em guerra e os países conquistados seriam divididos entre os dois países. A Polônia seria apenas o primeiro prêmio. Aliás, desconfio que o rio onde Solomon e Isaak se separaram seja o rio Bug.


Hitler e Stalin bailando.

Uma cena triste, de muitas, é quando Solomon tenta encontrar pistas do paradeiro de seus pais cruzando o, eu imagino que seja, Gueto de Varsóvia. Para isso ele pega um bonde que passa pelo meio do gueto e vê a miséria do povo judeu e as precárias condições em que são obrigados a viver.

O título original, "Europa Europa", refletindo aqui com meus botões, fiquei pensando se não seria pelo fato de Solomon ora estar de um lado da Europa, quando está ao lado dos Bolcheviques, ora em outro, quando se torna um herói nazista.

"Filhos da Guerra" é um filme que trata sobre os problemas que envolvem os adolescentes (primeiro amor, sexo, insegurança, amizade etc), porém transcende ao ter como pano de fundo a Segunda Grande Guerra. Agnieszka Holland realizou um belo trabalho. Um pequeno spoiler que não compromete o filme, ao final do longa, o próprio Solomon Perel aparece.

Nota: 99%

Nenhum comentário:

Postar um comentário