quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Coryoon

Coryoon, 1991
Gênero: shoot 'em up horizontal, cute 'em up
Plataforma degustada: PC Engine Duo RX
Mídia: HuCard
Desenvolvimento: Naxat Soft
Distribuição: Naxat Soft
Número de fases: 8
High Score: 40.858.514

Pelo que entendi da história contida no manual, algo mais ou menos assim, tudo ia bem a um lugar chamado Rainbow, até a princesa Minto (?) ser transformada numa versão mirim e raptada pelo vilão A-Daruga (que porra de nome é esse?). Você assume o controle de Coryoon, o dragão de estimação da princesa, e parte para o resgate.

Graficamente o jogo é bonito pra caramba, super colorido, lembra um pouco "Parodius”, lembra muito aquelas fases de "Wonder Boy III: Monster Lair" onde o jogo vira shmup. O jogo é todo bonitinho, cheio de bichinhos e coisinhas fofinhas, daí o jogo ser classificado como um cute ’em up.


Tive de deixar um dos olhos com o vendedor, mas valeu a pena.

O excessivo número de elementos na tela até atrapalha, mas nem tanto e explico mais pra frente a razão, algumas vezes não se sabe o que é item ou tiro. E não lembro se havia slowdown no jogo, ele flui super bem.

As músicas são bonitinhas e alegres, assim como os efeitos sonoros, há até algumas falas no jogo.

Na tela título, através do botão select, você pode optar por iniciar o jogo, ir para o sound test, escolher o estágio que deseja iniciar a partida (imagino eu que sejam as fases pelas quais você já jogou, um continue), escolher o nível de dificuldade ou jogar uma partida de 2 min. ou 5 min. a fim de obter a maior pontuação.

No jogo, o botão II atira, se você não pressionar o botão, Coryoon irá carregar um tiro mais forte que é liberado ao apertar o botão II. O select ajusta a velocidade (rápido ou lento) do dragãozinho.


"Yoga Fire."

Os tiros são as esferas de cor azul, vermelha ou amarela, quem as traz é uma cegonha. Você pode chegar até o level 3 de poder.


"Atire em mim."

Vermelha: Fogo, Coryoon lança uma chama de tamanho limitado, mas de bom alcance. É a arma mais forte.

Azul: Água, Coryoon atira ondas azuis de longo alcance. É a arma intermediária.

Amarela: Trovão, Coryoon atira para diversas direções fixas, quanto maior o level da arma, maior o número de direções que Coryoon atira. É a arma mais fraca.

O botão I tem diversas funções, depende do símbolo de naipe de baralho que você pegar durante o jogo. Você permanece com o item até utilizá-lo (espada), pegar outro símbolo ou morrer.

Espadas: Ao pressionar o botão I, todos os inimigos da tela são destruídos.

Paus: Ao deixar o botão I pressionado, as frutas deixadas pelos inimigos destruídos vêm até você, ótimo para pontuar.

Ouros: Coryoon vira um mini dragão, ajuda a desviar dos tiros.

Copas: Você ganha dois options que ficam te rodeando, se pressionar o botão I os options ficam estáticos na vertical. Eles rebatem tiros e destroem inimigos que os tocar.

Durante as fases, uma galinha aparecerá, se você matá-la, uma miniatura de dragão irá lhe ajudar durante a fase, menos nos chefes de fases. Tenho quase certeza que durante todo o jogo a galinha só aparece depois do subchefe.


"Manda chumbo que eu aguento."

Matsu (mini dragão azul): Tudo que encostar-se ao mini dragão será destruído.

Ota (mini dragão vermelho): Ele solta pequenos tiros de fogo.

Djari (mini dragão amarelo): Ele solta os tiros do level 1 da esfera amarela.

A dificuldade no normal é praticamente inexistente, pois você ganha vidas a rodo, porém pode acumular no máximo 9. Não testei o jogo nas outras dificuldades. Além disso, caso você esteja equipado com algum tiro, qualquer que seja o level dela, ao sofrer um dano Coryoon não morre, ou seja, teoricamente você teria 2 vidas para cada vida sua. Acontece também da maioria das vezes, de você sofrer algum dano e logo em seguida vir a cegonha.

Por isso que eu disse que apesar de algumas vezes a tela ficar confusa devido ao número excessivo de elementos e você tomar um tiro, não importa se você morrer ou perder o level de sua arma, você os recupera rapidamente.

O sistema de pontuação é simples, atire em tudo o que aparecer e pegue o máximo de frutas que os inimigos deixarem. Pelo que notei, não há um aumento de pontos para as seguidas frutas que você pega, cada uma tem um valor já estipulado. Zerar o placar não deve ser difícil para quem focar em pegar as frutas.

Eu considerei a pontuação obtida até a derrota do último mestre, pois, quando o jogo retorna à tela título, sua pontuação aparece acrescida de uma gorda quantia de pontos, acredito que seja algum bug, pois, se você notar na tela título do jogo, aparece ali uma pontuação de 79.310.


40.858.514 pontos em 26/09/09

O jogo é bem divertido, mas é o típico jogou guardou, fiz 1CC na primeira partida e só tirei o jogo para poder fazer esta resenha. O que tira um pouco do brilho do jogo é a dificuldade, fácil demais, se fosse um jogo onde tomar um tiro, com ou sem esfera, e morrer, não ter a quantidade de vidas extras dadas de lambuja, o jogo seria sim um shmup desafiador.


Nota: 85%


Links interessantes:
Shmups
Wikia Gaming

4 comentários:

  1. Bela análise para um bonito jogo. Ainda vou catá-lo um dia, é só achar um precinho mais camarada na próxima esquina!

    ResponderExcluir
  2. Edward, o negócio é ficar de olho na Play-Asia, ebay e forum shmups. Se eu achar eu te aviso.

    ResponderExcluir
  3. Rapaz, degustei o jogo há uns dias atrás, realmente é bem bacana, com um gameplay rico porém muito baba.... O pior é que é possível fazer counterstop milkando alguns chefes.

    Essas suas análises são ótimas, mestre, pena que vc não as faz mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita, mestre. Na medida do possível pode ser que eu volte a fazer uns artigos mais elaborados.

      Excluir