quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

O Inocente

O Inocente (L’innocente, Itália, França, 1976)
Duração: Aproximadamente 125 minutos
Gênero: Drama
Diretor: Luchino Visconti
Roteirista: Luchino Visconti, Suso Cecchi D’Amico, Enrico Medioli
Elenco: Giancarlo Giannini, Laura Antonelli, Jennifer O’Neill, Rina Morelli, Massimo Girotti, Didier Haudepin, Marie Dubois, Roberta Paladini, Claude Mann, Marc Porel

Baseado no livro de Gabriele D’Annunzio, "O Inocente", a história se passa no século XIX, e fala sobre um aristocrata, Tullio (Giancarlo Giannini), que tomado por uma cólera e cega possessão, devido a um par de chifres, faz de tudo para ter sua esposa Giuliana (Laura Antonelli) apenas para si. Porém, não consegue deixar de desejar Tereza (Jennifer O’ Neill), sua amante.

Nunca li, talvez nunca leia um livro de Gabriele D’Annunzio, este é o último filme de Luchino Visconti, cineasta italiano do qual nunca ouvi falar e nunca tinha assistido a um filme sequer. Devo dizer que "O Inocente" seria um filme que eu gostaria que fosse feito com qualquer obra do Machado de Assis.

Uma reconstituição de época perfeita, belas paisagens, cenários luxuosos, realmente um belo filme, para quem pensava que o cinema italiano se resumia a fitas VHS da grande musa italiana Cicciolina.

A atuação de Giancarlo Giannini é muito boa, para quem tinha visto o ator apenas em "Hannibal" foi uma grata surpresa, porém, mais grata surpresa são as tórridas cenas de sexo entre Tullio e Giuliana. Cenas estas que ficaram faltando entre Tullio e Tereza. Aliás, duas belas atrizes, tirando o fato de Laura Antonelli ter pêlos nas axilas.

"O Inocente" é um belo drama italiano, porém, nos dias atuais está um pouco descontextualizado, pois este lance do dinheiro comprar tudo, inclusive a felicidade, o status da pessoa na sociedade podem torná-la uma criatura acima das leis dos homens já não existe mais. Estarei enganado?

Nota: 83%

2 comentários:

  1. Também preciso assistir a algo do Visconti, nunca vi nada dele.

    E o que aconteceu com a sua série de fotos "ai ai ai ui ui ui", Jorge? As donas aí do filme mereciam ou não?
    hehehe

    ResponderExcluir
  2. De Visconti eu só conhecia o Panettone.

    Pois é rapaz, eu até ia fazer um "ai ai ai ui ui" deste filme, mas eu queria uma foto da Laura Antonelli de braços levantados.

    ResponderExcluir