domingo, 13 de dezembro de 2009

Final Soldier

Final Soldier, 1991
Gênero: shoot ‘em up vertical
Plataforma degustada: PC Engine Duo RX
Desenvolvimento: Hudson Soft
Distribuição: Hudson Soft
Número de fases: 7

No século 23, uma fenda espacial se abre sobre o Oceano Atlântico, por ela, misteriosas naves alienígenas aparecem e começam a atacar nosso planeta. Descobre-se que a força invasora vem do século 25 e se denomina Gader’el. Esta raça de criaturas bio-mecânicas, depois de conquistarem a Terra no século 25, resolveram voltar no tempo e conquistar nosso planeta no século 23 (?).

Para frustrar os planos dos Gader’el, todas as forças armadas do mundo se unem para construir uma arma, Dryad, uma poderosa nave de combate capaz de destruir os invasores. Para isto, Dryad é enviada para o futuro com a missão de aniquilar as bases dos Gader’el e seus líderes.


Item de minha coleção.

Na tela inicial você pode configurar o jogo no Set Up, iniciar a partida normal ou os modos especiais de 2 minutos ou 5 minutos, para isto basta apertar o botão Select e as opções vão mudando. Na opção Set Up eu deixei tudo em default e joguei basicamente com a arma Vulcan (a que você inicia o jogo) e os mísseis Homing.


Tudo no default.

O sistema de pontuação é simples, atirar em tudo o que aparece, as vidas extras vêm aos 100.000, 200.000, 400.000 e 600.000 pontos. Graficamente o jogo é bonito e super colorido e a trilha sonora é boa. A jogabilidade é muito simples, com o botão II você atira, o botão I explode um option e o Select muda a velocidade (3 níveis).

Vulcan - em minha opinião é a melhor arma.
Energy Beam
Laser
Fire
Option - você pode levar até dois options, então, toda vez que aparecer algum símbolo de option e você estiver com dois, exploda um que estiver com você e pegue o item.


Dois options.

Você pode aumentar o poder de fogo até o nível 3, ao ser atingido, você perde um nível de arma e ao ser atingido em nível 1 você morre, logo, se você estiver no nível 3 de alguma arma é como se você estivesse com 3 vidas.

Isso torna o jogo fácil, pelo menos até a sétima fase, o maior desafio aparece na última forma do último mestre, o bicho é bruto, seu design lembra muito o 2º chefe do "Ghouls ‘n Ghosts". Poupar vidas é muito importante para enfrentá-lo.


3.424.300 pontos.

"Final Soldier" está disponível para o Virtual Console do Wii. Particularmente é um bom jogo, porém, é termina-lo uma vez para dificilmente ser jogado novamente. Terminou, guardou na caixinha e partir para um próximo desafio.

Nota: 70%

6 comentários:

  1. gosto bastante desse jogo,acho a trilha sonora demais...eu tenho duas versões dele que jogo no emulador, uma normal e outra "special" ... a special só tem 5 minutos de jogo.. não sei prq...

    ResponderExcluir
  2. Final Soldier faz parte da série Star Soldier, correto? Parece-me mesmo um título bem decente, jogá-lo-ei em breve pois meu PC Engine precisa de mais atenção!

    ResponderExcluir
  3. - leonardo, onde tu poderia me informar onde tu pegou essa rom que só tem a versão de 5 minutos?

    - Edward, segundo o Wikipedia ele é o terceiro da série Star Soldier. O jogo está coletânea "Soldier Collection" para PSP.

    ResponderExcluir
  4. Jorge,

    eu baixei por torrent um pack do emulador com algumas roms do pc engine, e ele veio junto, vou dar uma procurada e te passo...

    ResponderExcluir
  5. achei a rom aqui, na verdade o tempo de jogo é de 2 minutos, na versão especial ( que é japonesa)..

    ResponderExcluir
  6. Leonardo, esse aí deve ser o Final Soldier Special. Só a nível de curiosidade, o hucard dele custa aproximadamente 250 libras esterlinas segundo o site abaixo:

    http://www.ravengames.co.uk/engine6.htm

    ResponderExcluir