segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

HQs e Livros que Andei Lendo #05

Como a Geração Sexo, Drogas e Rock'n'Roll Salvou Hollywood: Easy Riders, Raging Bulls (2009, Editora Intrínseca) - Se você gosta de cinema e quer conhecer mais sobre artistas e diretores que fizeram parte do movimento conhecido como A Nova Hollywood, este livro é muito bom. Peter Biskind, o autor, conta com detalhes inimagináveis, subentenda-se podres, sobre conceituados diretores como Steven Spielberg, Martin Scorsese, Roman Polanski, William Friedkin, Francis Ford Coppola entre outros, além de atores e roteiristas. Minhas partes preferidas são as que falam sobre Guerra nas Estrelas, a luta de George Lucas para se firmar como cineasta é emocionante, e sobre as conturbadas filmagens de Apocalipse Now.

Sinopse: O livro publicado originalmente em 1998, fala sobre A Nova Hollywood, onde o início foi com o filme Uma Rajada de Balas de Arthur Penn e o fim com O Portal do Paraíso de Michael Cimino. É um período onde os grandes estúdios deram total liberdade criativa a jovens cineastas, obviamente que uma hora ia dar merda.
Nota: 95%

Adeus, China: O Último Bailarino de Mao (2008, Editora Fundamento Educacional) - Li Cunxin tinha pouco mais de 40 anos quando publicou esta autobiografia, pouca idade, mas uma vida bastante sofrida e vitoriosa. Por diversas vezes fiquei com os olhos marejados. O mais interessante no livro é que temos um relato de como era o regime comunista de Mao Tsé-Tung nos campos, local onde Li Cunxin nasceu e passou parte da infância. Dá para ter uma ideia bastante clara do cenário político chinês entre as décadas de 1960 a 1980. O livro deu origem a um filme em 2009, chamado Mao's Last Dancer, acho que passou por aqui em alguma mostra.

Sinopse: O livro conta como Li Cunxin, um camponês, se tornou um grande bailarino no oriente e no ocidente.
Nota: 80%

Olhe nos Meus Olhos: Minha vida com a síndrome de Asperger (2008, Larousse do Brasil) - Eu achei que seria um livro babaca, mas pelo contrário, o livro é bom, outro que em muitas ocasiões me peguei com os olhos lacrimejantes. A parte mais interessante que eu achei, além de conhecer sobre a síndrome de Asperger, é saber que o autor trabalhou com a banda KISS, John Elder Robinson é quem fazia, junto com outro amigo, as guitarras doidas de Ace Frehley.

Sinopse: A autobiografia relata a batalha constante de uma pessoa que possui a síndrome de Asperger para viver em sociedade.
Nota: 80%

Diário de um Banana (2008, Vergara & Riba Editoras) - O livro, ou um romance em quadrinhos como define a capa do exemplar, possui um humor bastante ingênuo que remete às brincadeiras idiotas pelas quais muitos de nós passamos em nossa infância. De leitura rápida e descontraída, Diário de um Banana é um bom livro para quem gosta de Chaves, por exemplo. A melhor parte do livro são as tiras de Epa neném! de Rowley, amigo do protagonista Greg Heffley. O livro possui uma adaptação cinematográfica e uma continuação do filme já está sendo produzida.

Sinopse: Greg Heffley conta sua vida em um diário. Passagens na escola, com a família, com amigos, suas angústias e alegrias entre outras coisas com muito humor.
Nota: 80%

Almanaque do Cinema (2009, Ediouro) - Para quem acompanha o site Omelete, os nomes Marcelo Forlani, Érico Borgo e Marcelo Hessel não são estranhos. O livro é bem descontraído e serve como porta de entrada para quem quer se aprofundar em cinema. O que eu mais gostei no livro, fora os textos, é a diagramação que ficou bem legal.

Sinopse: O livro faz um mega resumo sobre o cinema, de sua criação até a época da publicação do livro, com diversas curiosidades sobre filmes, diretores, roteiristas, atores entre outras coisas relacionada a sétima arte.
Nota: 80%

Nenhum comentário:

Postar um comentário