domingo, 30 de janeiro de 2011

Filmes que Andei Assistindo #10

Os Goonies (The Goonies, EUA, 1985) - Há alguns filmes que não envelhecem mal e acredito que Os Goonies seja um deles. É um filme clássico que pode agradar às gerações mais novas, pois há personagens carismáticos, vide o Sloth, bom humor, aventura, tensão, enfim, há em Os Goonies elementos suficientes para agradar qualquer público juvenil, até mesmo adulto, em qualquer tempo. Obviamente aqueles que cresceram assistindo as reprises na televisão durante a década de 80 e 90, mais raras neste século, terão um prazer maior ao reassistir ao filme, como foi o meu caso. Os extras mostrando o elenco infantil já crescido é um show a parte.

Sinopse: Mikey (Sean Astin) encontra por acaso um mapa do tesouro que pode salvar as propriedades da região em que mora, ele e os outros Goonies embarcam na aventura.
Nota: 100%

Superbad - É Hoje (Superbad, EUA, 2007) - Poderia ser mais uma comédia de adolescentes acerebrados que buscam sexo e bebidas alcoólicas, não que Superbad - É Hoje fuja desse estigma, mas o diferencial é um roteiro e direção bem trabalhados que colocam personagens loosers em situações tão sem noção, porém totalmente verossímeis, fazendo de Superbad - É Hoje um engraçadíssimo filme. Há também a consagração do nerd-mor representado na figura de Fogell (Christopher Mintz-Plasse) com seu pseudônimo McLovin.

Sinopse: Seth (Jonah Hill) promete bebidas alcoólicas para uma festa, mas é menor de idade, para isso pede ajuda a Fogell que possui uma identidade falsa para comprá-las. Logo Seth, Evan (Michael Cera) e Fogell partem em missão.
Nota: 93%

Onde os Fracos não Têm Vez (No Country for Old Men, EUA, 2007) - Sensacional violento filme dos irmãos Coen, se fosse para definir em poucas palavras seria um jogo de gato e rato. Javier Bardem como o perfeito assassino Anton Chigurh é algo espetacular, ele possui uma cara de louco, uma interessantíssima arma, um código moral bastante peculiar e um engraçado cabelo que o torna um criminoso poucas vezes visto em filmes. Simplesmente sensacional.

Sinopse: Baseado no livro de Cormac MacCarthy, o autor de A Estrada, o filme se passa nos anos de 1980 e conta a frustração de um policial, Ed Tom Bell (Tommy Lee Jones) que está perto de se aposentar, perante a uma onda de violência a qual não consegue tomar qualquer atitude.
Nota: 100%

Touro Indomável (Raging Bull, EUA, 1980) - Sem dúvida alguma uma obra-prima do mestre Martin Scorsese, considerado por alguns críticos como o melhor filme dele. Touro Indomável é uma tremenda adaptação da autobiografia de Jake La Motta, aqui interpretado impecavelmente por Robert de Niro. Apesar de ter sido feito em uma época a qual o filme em cores já era popular, Scorsese resolveu filmá-lo em preto e branco, mostrando de forma bastante fiel o mundo do boxe, inclusive com cenas de luta bastante realistas e violentas, um verdadeiro show. Outro destaque fenomenal é a música tema do filme Cavalleria Rusticana: Intermezzo de Pietro Mascagni.

Sinopse: O filme narra a conturbada vida de Jake La Motta, um gênio sobre o ringue e um trator fora dele, extremamente possessivo e ciumento, sua paranoia explode contra aqueles que mais o amam e respeitam.
Nota: 100%

Inferno na Torre (The Towering Inferno, EUA, 1974) - Em uma época em que filmes catástrofes estavam na moda, aliás, continuam na moda, vide os Roland Emmerichs da vida, Inferno na Torre, um filme bem mais ou menos, era recheado de grandes astros e estrelas: Steve McQueen, Paul Newmann, Fred Astaire, William Holden, O.J. Simpson, Richard Chamberlain entre outros, mas sem dúvida alguma em meio a tanto fogo, morte e desgraça, o destaque fica por conta de Faye Dunaway e seu vestido decotadíssimo que eu insistia para que abrisse um pouco mais em meio a tanta ventania.

Sinopse: Devido a negligência, o dito então prédio mais alto do mundo, pega fogo e as pessoas que se encontram nele buscam um meio de se salvarem.
Nota: 10% para o filme e 200% para Faye Dunaway

2 comentários:

  1. Só filmaço nesse lote mestre!
    Saiu uma nova edição dupla dos Goonies? Na última vez em que eu tinha checado estava esgotada.....
    Touro Indomável é tecnicamente excelente, mas eu achei o filme opressivo demais. Eu trocaria ele por Taxi Driver como obra máxima de Scorsese em parceria com De Niro.
    E quando sai o filme solo de McLovin?

    ResponderExcluir
  2. Rapaz, não sei não se saiu essa edição dupla de Os Goonies. Essa que eu tenho eu peguei lá na Americanas. Eu também gosto muito de Taxi Driver, mas o final dele acho meio fraco.

    McLovin merece mesmo um filme solo.

    ResponderExcluir