sábado, 11 de dezembro de 2010

HQs e Livros que Andei Lendo #03

Red - Aposentados e Perigosos (2010, Panini Comics) - A HQ fininha tem uma ótima história de Warren Ellis e boa arte de Cully Hamner. Como o ritmo da história é rápido, você começa a ler e quando for ver já acabou.

A história fala sobre Paul Moses, agente aposentado da CIA, cujo passado ainda assombra os superiores da agência norte-americana. Por ordem destas pessoas, Paul Moses passa a ser caçado, logo ele parte para a desforra.
Nota: 75%

Naruto #42 (2010, Panini Comics) - Traços bacanas e uma história com diversas reviravoltas, no decorrer destes 42 números a obra se tornou uma leitura agradável, homéricas embromações em algumas edições, as cenas de ação fluem bem com direito a invocação de criaturas enormes dignas de um torneio Pokémon, além de mutações que colocam os X-Men no chinelo. A esta altura da história, inúmeros acontecimentos importantes tem aparecido o que garante o teor de interesse deste que vos escreve.

O mangá fala sobre Uzumaki Naruto, um garoto ninja, em cujo corpo se esconde um terrível poder aprisionado quando ainda bebê. Totalmente jogado para escanteio, Naruto consegue fazer inúmeras amizades e sonha um dia ser o Hokage, uma espécie de chefe de Estado e ninja mais poderoso, do país onde reside. Atualmente Naruto já é um adolescente.
Nota: 70%

A Jangada de Pedra (1980, Record / Altaya) - Notei que no livro, o autor mostra o seu lado patriótico meio que dizendo "não precisamos do mundo, podemos nos virar sozinhos", mas não da maneira exagerada como alguns norte-americanos produzem em filmes, mas de um jeito bastante sutil ao concentrar a narrativa em poucos personagens. Um pouco difícil se adequar à narrativa de José Saramago, mas quando nos acostumamos a ela, a leitura se torna bastante agradável. Há passagens bastante emocionantes, mas em grande parte do livro não acontece nada, é justamente nestes momentos que Saramago consegue prender a atenção do leitor.

O livro fala sobre uma fictícia separação da península ibérica do restante da Europa, enquanto a nova ilha navega sem rumo pelo mar, os habitantes procuram um lugar seguro para ficarem. Acompanhamos mais de perto a viagem de um grupo de pessoas, Pedro Orce, José Anaiço, Joaquim Sassa, Joana Carda, Maria Guavaira e Cão.
Nota: 80%

O Diário de um Mago (1991, Rocco) - Um livro com boa narrativa, mas com uma história chatíssima, a mim pelo menos, chega a ser irritante certas passagens, principalmente o excessivo sentimentalismo empregado pelo autor quando, em diversos momentos, repreendido pelo seu guia, Petrus, durante o árduo percurso que o autor-personagem percorre. Sempre ouvi dizer que os livros de Paulo Coelho eram ruins, nunca tinha lido, mas posso corroborar que este livro é horroroso.

A história fala sobre a peregrinação de Paulo Coelho no conhecido Caminho de Santiago de Compostela, jornada esta que levou três meses.
Nota: 20%

Marvels II - Por Trás da Câmera #01 - 03 (2010, Panini) - Uma boa minissérie que trás Phil Sheldon, personagem principal da aclamada minissérie Marvels (1994), como protagonista, a história escrita por Kurt Busiek e Roger Stern é emocionante e traz mais realismo, algo que eu gostaria de ver com frequencia nas HQs. Por exemplo, uma ação de um herói ou vilão resulta na destruição de uma casa, você não vê o drama da família que perde a casa, grosseiramente é nestas situações que a minissérie se concentra e em grande parte no drama pessoal de Phil. A arte de Jay Anacleto é muito legal, ele mandou super bem, pois os quadros e leiaute são bem clássicos. As cores de Brian Haberlin dão uma cara bem retrô à HQ.

Marvels II narra a história de Phil Sheldon pouco tempo depois de ele ter publicado Marvels, Phil agora trabalha em um novo livro, mas ao mesmo tempo luta contra uma terrível doença. Enquanto o Sr Sheldon trabalha, ele busca se aproximar mais da mulher e das filhas ao mesmo tempo em que nota uma mudança na receptividade das pessoas em relação aos super-heróis.
Nota: 80%

2 comentários: