domingo, 18 de outubro de 2009

V de Vingança (V for Vendetta, 2006)

5 de novembro de 1605, Guy Fawkes tentou destruir o parlamento inglês e tirar do trono o rei James I. Muitos anos depois, um homem que atende apenas sob a alcunha de V (Hugo Weaving), faz sucessivos ataques terroristas contra o poder político britânico, atacando monumentos e pessoas de alta influência no governo do país e quer terminar o que Guy Fawkes não conseguiu concretizar.

Certo dia V salva uma garota chamada Evey Hammond (Natalie Portman) e esta passa a ser a pessoa a qual V deposita extrema confiança além de V se aproveitar de Evey para propagar seus planos por toda a Inglaterra.

As maiores diferenças entre o filme e quadrinho, em minha opinião, são:

• V no filme não é tão anarquista como na HQ;

• A história do filme se passa em 2020 enquanto que a HQ se passa em 1997, após uma guerra nuclear;

• Evey nos quadrinhos é uma ninfetinha e está indo se prostituir para conseguir uns trocados ao contrário do filme, onde Evey é uma mulher e trabalha para a tevê estatal;

• Adam Susan, o chanceler britânico, teve seu nome modificado para Adam Sutler, aglutinação de Susan com Hitler, tanto é que o visual de John Hurt no filme lembra muito o ditador alemão, aliás, há muitas relações entre o fictício regime autoritário britânico com o nazismo alemão, de sua ascensão a atuação;

• Personagens como o investigador Eric Finch (Stephen Rea) e Gordon Deitrich (Stephen Fry) ganharam uma importância maior no filme.

• Quando a HQ foi concebida, brilhantemente por Alan Moore e David Lloyd, o mundo vivia a tensão da Guerra Fria. No período em que o longa foi lançado, havia (há) uma grande tensão nos EUA. Aliás, o filme foi detonado por algumas pessoas por associarem a figura do ditador Adam Sutler com o então presidente norte-americano, George W. Bush.

Até faz algum sentido, pois no filme, a Inglaterra é dominada por um regime totalitarista sob a ameaça de possíveis ataques terroristas e para justificar suas ações, o regime camufla as notícias, inclusive os atos cometidos por V. Enquanto que após os atentados de 11 de setembro, muitas das ações norte-americanas no Afeganistão e Iraque foram executadas com o levantamento de provas forjadas.

O filme, apesar destas diferenças, há outras obviamente, estas eu achei as mais relevantes, não torna a adaptação ruim, longe disso, o filme produzido pelos irmãos Wachowski e dirigido por James McTeigue ficou sensacional. De cenas não existentes na HQ, destaque para a fantástica luta final entre V e Sr. Creedy (Tim Piggot-Smith).

Nenhum comentário:

Postar um comentário