sábado, 31 de outubro de 2009

O Estranho Mundo de Zé do Caixão

O Estranho Mundo de Zé do Caixão (Brasil, 1968)
Duração: Aproximadamente 80 minutos
Gênero: Terror
Diretor: José Mojica Marins
Roteirista: José Mojica Marins, Rubens Francisco Luchetti
Elenco: José Mojica Marins, Jayme Cortez, Luiz Sérgio Person, Iris Bruzzi, Marlene Alves

O Estranho Mundo de Zé do Caixão é um filme que possui três contos. No DVD que possuo consta um episódio bônus, mas não encontrei.

O primeiro conto chama-se “O Fabricante de Bonecas”, um senhor e suas quatro filhas confeccionam belíssimas bonecas. Certo dia a casa é invadida por bandidos que além de desejarem o dinheiro do empresário, acabam indo além e tentam estuprar as filhas do velho.

O segundo conto chama-se “Tara”, em minha opinião o melhor dos três contos. Um vendedor de balões corcunda e manco acaba se apaixonando por uma moça que passava pela rua e passa a segui-la. A ausência de diálogos adiciona um charme ao conto. “Tara” dá uma sutil pincelada em temas como necrofilia e podofilia.

O terceiro e último conto denomina-se “Ideologia”. Nele o Professor Oãxiac Odéz (José Mojica Marins) defende a teoria que o instinto sobrepõe à razão e tal tese é contra argumentada por um repórter. Para provar sua teoria, Professor Oãxiac convida o repórter e sua esposa para sua residência e o casal é submetido a uma bizarra experiência. Sem dúvida o mais gore dos três contos.

Clássico do Zé do Caixão, clássico do cinema brasileiro de terror, o preto e branco só contribui para dar um clima mais sombrio ao filme.

Nota: 90%

Um comentário:

  1. Bom filme, decente mesmo. E concordo contigo, o melhor episódio é o do necrófilo!
    Em contrapartida, recentemente revi Encarnação do Demônio. Ri pra caralho, o filme nem se compara àquilo que Mojica porduziu na era clássica.

    ResponderExcluir