segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Seirei Senshi Spriggan (PC Engine Super CD-ROM², 1991)

Seirei Senshi Spriggan significa algo como Espírito Combatente Spriggan. Jogaço desenvolvido pela Compile e distribuído pela Naxat Soft, é um shmup (shoot ’em up) vertical de 7 fases muito parecido com M.U.S.H.A. Aleste.

História: Meu japonês é uma porcaria então fiz uma tradução bem mais ou menos do que está no manual, se algo estiver errado é só fazer um comentário que eu corrijo dando os créditos a pessoa.

Jera (samba?) é um mundo espiritual e de magia. Tudo estava lindo e maravilhoso até que um dia, um rei subiu ao poder e o Império Buraizubara (que porra de nome é esse? É quase burusera) começou a invadir os outros países.

Shisuferu (deve ser um dos países invadidos) começou a intensificar as suas linhas de defesa e para deixar seu exército forte, Shisuferu selecionou seus melhores pilotos (espíritos) que aliam o poder elemental do seu piloto e os espíritos de combate.

O mais forte desses combatentes chama-se Spriggan.


Spriggan é o seu robozão. O cara se chama Jega (não é Jeba e nem Jegue) e a mina se chama Rickert (isto não é nome de homem?), ambos são pilotos do Spriggan. O manezão ao fundo é o vilão.

Jogabilidade: O botão II atira e o botão I solta bomba, esta bomba são as bolotas que você recolhe durante o jogo e que fornecem padrões de tiro para seu robô. O Select permite que você regule a velocidade.

Se você reparar, o Spriggan tem duas bolotas, uma em cada ombro, você pode recolher até 3 bolotas, cada bola tem um poder diferente, conforme você as recolhe, a combinação delas fornece um poder de fogo e defesa diferente.

Eu particularmente gosto de ficar com as bolotas vermelhas e azuis (duas vermelhas e uma azul ou duas azuis e uma vermelha). O “campo de força” de fogo desta configuração é excelente.

Gráficos: O jogo lembra muito M.U.S.H.A. Aleste, são gráficos bem bonitos e detalhados. Capricho esses que só Compile faz(ia). O fato do jogo ser em CD deve ter contribuído bastante para os programadores capricharem nos efeitos.

Dificuldade: Não é difícil fazer 1CC, na verdade até gostaria de saber se existe o termo 1st play 1CC, como dito acima, se você estiver com duas bolas vermelhas e uma azul ou duas azuis e uma vermelha o jogo não fica complicado, pois o seu “campo de força” destrói a maioria dos tiros inimigos e isso facilita bastante.


Duas bolotas vermelhas e uma azul ou duas azuis e uma vermelha, assim o jogo fica mais fácil.

Som: Músicas excelentes o que tornam as partidas muito agradáveis. O jogo possui longos diálogos em algumas partes (sem legenda, mesmo que existisse, o idioma japonês não ajudaria muito). Os efeitos sonoros são os mesmos, ou quase, dos jogos da Compile.

Diversão: O jogo possui um outro modo de jogo chamado challenge mode, na verdade é um score attack. Eu não me interessei em joga-lo então não sei como é. O modo normal de jogo é muito divertido, pena ser fácil, eu pelo menos não tive dificuldades em fazer o 1st time 1CC (este é o termo correto! Muito obrigado Kollision).


Item de coleção.

Geral: Se você tem PC Engine com o Super CD-ROM² é uma ótima pedida jogar Spriggan, não sei como se emula PC Engine, mas se vocês, caros meia dúzia de dois ou três leitores, souberem como se emula, é uma ótima pedida.


"Impressionante" placar: 11.983.660 pontos.

Links interessantes:
The PC Engine Software Bible
リーちまーじゃん たんやおくん

2 comentários:

  1. Cara, vc estuprou o jogo!
    Bom ver que tu tá mandando ver no PCE, coloca mais textos aí à medida que vc for jogando.
    Já pegou o Cho Aniniki? Como vc já é versado na série, quando pegar prepara-te para provavelmente mais um 1st-time 1CC!

    ResponderExcluir
  2. Valeu amigon! Eu queria dar uma caprichada no texto e legal ver que agradou alguém. Inclusive dei uma incrementada com o termo "1st time 1CC".

    O ChoAniki eu vou pegar mês que vêm e tenho mais algumas resenhas na pauta, pena eu demorar muito para escrever.

    ResponderExcluir