domingo, 8 de março de 2009

Quem Quer Ser Um Milionário? (Slumdog Millionaire - 2008)

É o primeiro filme indiano que eu assisto, sempre associei filmes indianos a musicais, gênero o qual pouco me agrada. O que me atraiu a assistir Quem Quer Ser Um Milionário foi a direção de Danny Boyle, diretor de Trainspotting e Extermínio, além da indicação de um amigo cinéfilo.

O filme é um romance que se passa grande parte em Mumbai, antiga Bombaim. O pano de fundo é um programa chamado Quem Quer Ser Um Milionário?, no Brasil, o Show do Milhão é a versão tupiniquim, programa o qual o jovem Jamal Malik participa.

Logo no início do filme, Jamal é torturado e depois interrogado pela polícia, ainda bem que são práticas inexistentes no Brasil, com suspeita de que o indiano tenha fraudado respostas no programa.

Afinal, é de se suspeitar, pois, um favelado, que trabalha de servir chá em uma empresa de telemarketing, como saberia as respostas do programa? Perguntas sobre política, geografia, cinema, cultura em geral.

Há uma razão para que Jamal participe do programa e o dinheiro não é a razão para que o rapaz se exponha tanto, razão a qual não direi. Para poder responder as perguntas, Jamal recorre a lembranças de seu passado, desde sua infância até a sua atual idade. Passado de muitas aventuras junto a seu irmão Salim e a amiga Latika.

Enfim, posso afirmar que Quem Quer Ser Um Milionário? é o Cidade de Deus que ganhou o Oscar, obviamente que as histórias são distintas, mas uma coisa há em comum entre os dois filmes, a desigualdade social do país, onde a única chance de ascensão social talvez seja ganhar em um programa de premiação milionária.

Freida Pinto: Ai ai ai ui ui


Trailer

2 comentários:

  1. "ainda bem que são práticas inexistentes no Brasil"

    Eu ri.

    Se eu penso em cinema indiano, me vêm à cabeça o George Michael indiano e o "Numerou, Chupa-man!".

    ResponderExcluir
  2. É verdade, o cara lá parece o George Michael. hehehe
    Gostei do filme, que só tem uma grande falha: a pergunta final. Aquela não é pergunta final de concurso valendo 20 milhões de pratas.... Nem aqui, nem na China, nem na Índia e nem em Alto Coité!

    ResponderExcluir