domingo, 1 de março de 2009

Coraline e o Mundo Secreto - Coraline (2008)

Lá fui eu, há algumas semanas, assistir a pré-estreia de Coraline na rede UCI. Ingresso mais caro para poder usufruir o efeito 3d, recurso o qual o filme se propõe a oferecer ao telespectador. Sala mais ou menos cheia, em meio a crianças e adultos, estava eu, admirador de longa data das obras de Neil Gaiman.

A animação e história da garotinha Coraline são muito boas, não sei qual foi o grau de liberdade em relação ao livro o qual foi baseado, pois não li o mesmo, mas é de se tirar o chapeu, um ótimo longa, porém, não indicaria para crianças.

Não indicaria para crianças porque a história tem um quê de assustador, diferente de “O Estranho Mundo de Jack” ou “A Noiva Cadáver”, ambos possuem uma atmosfera sombria, mas Coraline me lembra um filme de terror mais leve, porém, perturbador. Penso eu que a experiência que o diretor, Henry Selick teve ao trabalhar com Tim Burton tenha contribuído para atribuir esse clima dark.

Em relação ao 3d, o recurso não foi dos mais satisfatórios, em meia dúzia de três ou quatro cenas em que o efeito foi utilizado em apenas uma ou duas ele foi bem introduzido, no mais, preferia ter pagado o valor de ingresso normal e assistir ao longa metragem como se fosse um filme tradicional.

Recomendo Coraline a todos que gostam de histórias bem contadas, às pessoas que gostam de "Alice no País das Maravilhas", às pessoas que jogaram "American Mcgee’s Alice" e aos fãs de Tim Burton e Neil Gaiman.

Trailer

Nenhum comentário:

Postar um comentário