sexta-feira, 22 de maio de 2009

Sangue Negro (There Will Be Blood, 2007)

Final do século XIX, Daniel Plainview (Daniel Day Lewis) é um homem que vive da extração de petróleo e para isso não mede esforços e nem consequências para conseguir atingir seus objetivos, sendo capaz de utilizar o filho de um falecido colega fazendo-o se passar como seu próprio filho e até mesmo utilizar-se da boa fé das pessoas enganando-as.

Do Novo México, Daniel e seu filho (adotivo) H.W. (Dillon Freasier), partem rumo a Califórnia, na cidade de Little Boston mais precisamente, onde o senhor Plainview ouviu que o petróleo brota do chão nas terras daquela região. Fazendo-se passar por homem de família, graças a ajuda de H.W., Daniel convence as pessoas de Little Boston a venderem suas terras para que ele possa extrair o precioso líquido.

Porém, o pastor da cidade, Eli Sunday (Paul Dano), também deseja que o petróleo traga desenvolvimento a cidade e, principalmente, à sua igreja. Temos então um embate entre Daniel e Eli, mas rapidamente, a importância da figura de Eli é apagada por Daniel no que tange a exploração de petróleo.

Não se espante se o primeiro diálogo do filme aparecer somente depois de 10 minutos, assistir a Sangue Negro é refletir sobre a ganância do homem. Baseado no livro “Oil!” do autor Upton Sinclair, Paul Thomas Anderson, diretor do excelente “Boogie Nights”, conseguiu desenvolver um filme fabuloso sobre um homem sem família que apenas deseja poder.

Em minha opinião, o mérito maior do filme é a soberba interpretação de Daniel Day Lewis, já conhecido por se entregar de corpo e alma em suas personagens, não poderia ser diferente ao interpretar Daniel Plainview, o segundo Oscar de melhor ator apenas confirma seu grande talento.

Destaque também para a bizarra, porém excelente trilha sonora de Johnny Greenwood, guitarrista do Radiohead.

Trailer


Curiosidades: adorocinema

Site oficial

Nenhum comentário:

Postar um comentário