domingo, 17 de julho de 2011

Coragem Sob Fogo

Coragem Sob Fogo (Courage Unde Fire, USA, 1996)
Duração: Aproximadamente 117 minutos
Gênero: Drama, Guerra
Diretor: Edward Zwick (O Último Samurai, Nova York Sitiada)
Roteirista: Patrick Sheane Duncan (Tempo Esgotado)
Elenco: Denzel Washington, Meg Ryan, Lou Diamond Phillips, Michael Moriarty,Matt Damon, Bronson Pinchot, Seth Gilliam, Regina Taylor, Zeljko Ivanek, Scott Glenn, Tim Guinee, Tim Ransom, Sean Astin


Como é?

Durante a Guerra do Golfo (1990 - 1991), a capitã Karen Walden (Meg Ryan) morre durante ação e findada a guerra, como homenagem, o governo dos EUA querem condecorá-la com a Medalha de Honra, a homenagem mais importante que um militar estadunidense pode receber, e cabe ao tenente-coronel Nat Serling (Denzel Washington) fazer uma investigação para ver se Walden merece ou não receber a honraria.

E?

O filme não se restringe apenas à investigação do personagem de Denzel Washington, há também o drama de Nat Serling. Durante a Operação Tempestade no Deserto, o tente-coronel, equivocadamente, ordenou o ataque a um tanque aliado causando a morte de um grande amigo seu, esta culpa pela morte do companheiro o leva a um elevado grau de depressão cujo isolamento, deixando para trás esposa e filhos, e alcoolismo são os únicos refúgios encontrados para que ele possa ter um pouco de paz.

Durante a investigação do personagem de Denzel Washington, ele encontra problemas, nos depoimentos dos quatro militares que acompanhavam a personagem de Meg Ryan, pois como há dados incompatíveis com as informações coletadas, acredita-se que exista alguma inverdade ou fato não revelado que só é totalmente esclarecido ao final do filme.

Um fato interessante de Coragem Sob Fogo é a forma com que muitas instituições públicas, não apenas o exército, sempre buscam uma forma de manter as aparências escondendo as sujeiras que seus colaboradores cometem a fim de não prejudicar sua imagem, ou seja, nada de transparência e cabe a imprensa sempre buscar a verdade, aqui personificado pelo personagem do ótimo ator Scott Glenn.

Eu gosto muito de ver filmes antigos, se bem que um filme de 1996 não é tão velho assim, não apenas pelo contexto histórico da época, mas também pelo fato de você ver atores consagrados mais novos, caso do ator Matt Damon, por exemplo, está franzino neste longa metragem, encaixando-se perfeitamente no perfil de personagem que o filme pede. Há também uma pequena participação de Sean Astin, um pouco acima do peso, lembrando o personagem Samwise Gamgee (O Senhor dos Anéis).

Vale a pena?

Como filme de guerra ele é bem fraquinho, o início do filme tem uma cena de combate e nos depoimentos dos militares também há um pouco de ação na forma de flashback. O restante do filme se concentra em investigação e drama com notória interpretação de Denzel Washington. Uma coisa que eu não gostei é a forma como o drama familiar de Nat Serling foi trabalhado, achei que faltou sensibilidade, principalmente na relação do pai com os filhos. Curiosamente, achei interessante o fato de Meg Ryan e Washington não trocarem um diálogo sequer e ao final do filme, eu fiz o que muitos devem ter feito, retornar ao início do filme para averiguar um pequeno detalhe.

Agradecimentos ao amigo Jailton pelo empréstimo do DVD.

Artigo postado também em Perguntas Intrigantes - Livre.

Nota: 70% (Bom)

Trailer

Gatas Foot Thumbs Up


Meg Ryan


Amy Hathaway

Nenhum comentário:

Postar um comentário