segunda-feira, 1 de março de 2010

Two Tenkaku - Parte 2 : Curiosidades

"Two Tenkaku" é um jogo interessante, pois, escrevendo a resenha acabei descobrindo uma série de detalhes que me deixaram bastante intrigado, faço aqui um breve comentário sobre minhas pesquisas.

Jogar "Two Tenkaku" é praticamente um passeio por Osaka, a terceira maior cidade do Japão, pois, muitos dos pontos turísticos foram transportados para o jogo. Faço aqui um resumo sobre os locais visitados, afinal, durante o jogo, não é possível apreciar com tanta atenção nos cenários.

Primeiro estágio - sobrevoa a Umeda Sky Building, finalizada em 1993, é o sétimo prédio mais alto de Osaka, composta de duas torres e quarenta andares.

Fonte: Blog Idéias! Garantia de diversão diariamente!


Umeda Sky Building


Segundo estágio - você passa pelo Castelo de Osaka, a construção do castelo foi iniciado por Toyotomi Hideyoshi em 1583. Uma série de eventos culminara na destruição parcial do castelo e apenas em 1997 o castelo foi totalmente reconstruído.

Fonte: Wikipedia


Castelo de Osaka


Terceiro estágio - o jogador "passeia" pela Dotonbori Street, um importante ponto turístico de Osaka, muito iluminada, como pode ser visto no jogo.

Fonte: Wikipedia


Dotonbori Street


Quarto estágio - templo Shitennou é a próxima parada, o mais antigo de Osaka, construído por Shotoku Taishi no ano de 598, que pedia uma vitória contra o clã Mononobe. Shitennou significa 4 reis celestiais, são 4 deuses que protegem o Budismo dispostos nos pontos cardeais.

Fonte: Free Light Software - language of the world - Japanese dictionary


Templo Shitennou


Quinto estágio - finalmente você conhecerá Two Tenkaku, ou Tsutenkaku, lembrando que japonês não fala two, mas sim algo como tsu, vide a abertura de "Fiveman".

Tsutenkaku significa algo como "torre alcançando os céus". É uma torre localizada na cidade de Osaka e possui cerca de 100 metros. Sua primeira versão foi concluída em 1956 e foi projetada pelo arquiteto Taichu Naito, outro trabalho muito famoso dele é a Tokyo Tower.

Fonte: Wikipedia


Tsutenkaku ou Two Tenkaku


Quem criou "Two Tenkaku"?

Este shmup foi vencedor do segundo Sony Digital Entertainment Program em 1994 (DEP'94), foi desenvolvido pelo Club DEP, o qual os membros são:


Produtor: Hirotoshi Moyoyama

CG Design: Ukon Ohsumi

Game Design: Maki Kataoka

Programador: Junya Kobori

Quem é Billiken?

Billiken é um boneco criado pela senhorita Florence Pretz em 1908, ilustradora e professora de arte, disse a senhorita que em meio a um sonho viu a figura de um elfo sorrindo e com um tufo de cabelo pontiagudo, nos EUA, Billiken se tornou mascote oficial da Universidade de Saint Louis.


Billiken

No Japão, Billiken foi elevado a status de deus da sorte, a estátua de Billiken podia ser encontrada no Japão pré-Segunda Grande Guerra em Kobe. Em 1912, no Parque Luna, Osaka, havia uma estátua de Billiken muito famosa, porém, com o fechamento do parque em 1923, a estátua desapareceu.

Uma réplica da estátua Billiken do Parque Luna foi colocado na segunda geração do Tsutenkaku em 1980. Os visitantes deixam uma moeda e esfregam os pés da estátua para ter seus desejos realizados. Billiken é conhecido também como "deus das coisas como deveriam ser".

Fonte: Wikipedia

Quem é Susanoo?

Susanoo é o deus do mar e das tormentas no Xintoísmo. Irmão de Amaterasu (deusa do sol) e de Tsukuyomi (deus da lua). Os três foram gerados de Izanagi, uma divindade da mitologia japonesa.

Fonte: Wikipedia


Susanoo


O que é Tensho Koban?

Um Koban equivale a um ryō, foi uma moeda utilizada no período Edo do Japão feudal.

Fonte: Wikipedia


Koban é a moeda de forma arredondada menor

O que é Heisei Chōban?

Acredito que seja uma brincadeira dos criadores do jogo, pois, Heisei é a era atual do Japão, começou em 8 de janeiro de 1989 com a morte do imperador Hirohito e o trono passou a ser de seu filho, Akihito.

Chōban pode ser traduzido como "grande tamanho". Faz sentido, pois o tamanho da moeda é maior que a Tensho Koban. Logo, Heisei Chōban não passa de uma moeda fictícia.

Fonte: Wikipedia


Heisei Chōban (à esquerda) é maior que a Tensho Koban no jogo

Nenhum comentário:

Postar um comentário