domingo, 14 de março de 2010

Distrito 9

Distrito 9 (District 9, EUA, 2009)
Duração: Aproximadamente 112 minutos
Gênero: Drama, Ação, Ficção Científica
Diretor: Neill Blomkamp
Roteirista: Neill Blomkamp, Terri Tatchell
Elenco: Sharlto Copley, Jason Cope, Nathalie Boltt, Sylvaine Strike, Elizabeth Mkandawie, John Sumner, William Allen Young, Greg Melvill-Smith, Nick Blake, Morena Busa Sesatsa, Themba Nkosi, Mzwandile Nqoba, Barry Strydom, Jed Brophy, Louis Minnaar, Vanessa Haywood

Como é?

Uma nave alienígena pára sobre a cidade de Johanesburgo, África do Sul, e com a ajuda de militares, milhares de alienígenas são resgatados da nave e trazidos a terra. Os alienígenas, pejorativamente chamados de camarões, são confinados a um bairro chamado Distrito 9.


A filosofia de Bertoldo Brecha é inspiradora.

E?

A situação entre humanos e camarões chegou a um ponto insustentável, logo decidiram por desocupar o Distrito 9 e levar os alienígenas até outro local. Wikus (Sharlto Copley) estava trabalhando na desocupação da área, ao se deparar com um artefato, é surpreendido com um estranho líquido que lhe causa um súbito mal-estar.

Imaginando tratar-se apenas de uma reação alérgica, Wikus vai para casa e continua a passar muito mal, o que ele não contava é que o líquido que o atingira está lhe causando uma metamorfose (Kafka?) e aos poucos sua aparência humana está desaparecendo e mais camarão está ficando.

Começa aí uma louca corrida de Wikus por uma cura e os militares atrás de Wikus, pois, até então, qualquer artefato bélico alienígena só poderia ser usado pelos camarões, como Wikus começou a se tornar um ser da espécie deles, os militares querem utilizar seu corpo para poder desfrutar das novas armas.

Vale a pena?

Vale e como! Ficção científica primorosa com criaturas super bacanas, supimpa (gíria de velho é foda), os maquinários alienígenas são bem bolados, das armas até a gigantesca nave estacionada no ar passando por um fabuloso mecha, simplesmente incrível.

Com produção de Peter Jackson, temos aqui um excelente filme com cara de documentário, o diretor e roteirista Neill Blomkamp nega que haja alguma relação com o Apartheid ou a segregação racial, tendo a África como cenário e uma barbárie contra os alienígenas, não há como não associar.

Nota: 100%

Gatas que valem jóia com o dedão do pé


Vanessa Haywood


Sylvaine Strike

3 comentários:

  1. Filmaço!
    Esse vou catar em Blu-ray, se possível, e revê-lo-ei com o reforço acústico do meu futuro home theater!

    ResponderExcluir
  2. filmão, um dos melhores que vi ano passado, dizem que ele foi feito com "sobras" do filme do Halo, ja que o filme do Master Chief estava com problemas para ser feito e parece que foi adiado novamente..

    ResponderExcluir