segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Admirável Mundo Novo

Título: Admirável Mundo Novo (Brave New World, 1932)
Autor: Aldous Leonard Huxley
Editora: Globo
Gênero: Ficção Científica
Tradutor: Lino Vallandro e Vidal de Oliveira
Páginas: 312
Formato: 14 x 21cm
ISBN: 85-250-3327-7
Preço: R$ 13,00

Nesta obra, Aldous Huxley nos apresenta um mundo onde as pessoas são criadas geneticamente, divididas em castas de acordo com as suas funções, condicionadas psicologicamente desde pequenas para que se enquadrem às regras da sociedade, e não tenham qualquer sentimento em relação à religião, ao amor, à família e à morte.

Drogas, no livro são chamadas soma, são utilizadas para aliviar os momentos de tensão, causando ao usuário uma grande dependência. A soma é distribuída gratuitamente pelo governo e praticamente todas as pessoas da civilização a consomem.

Nesta sociedade vive Bernard Marx, incomodado com este mundo perfeito, começa a levantar uma série de questões, parte do questionamento levantado devido ao seu pensamento ser diferente dos demais de sua casta. Durante uma excursão a Malpais, uma espécie de reserva histórica, Bernard acaba conhecendo dois indivíduos, Linda e seu filho John, e decide levá-los à civilização, mais precisamente à Inglaterra.

Ao ler o livro, tive a sensação dele ser uma crítica às sociedades totalitárias, uma crítica em especial ao comunismo, pois temos referências a Karl Marx, o personagem a que me refiro é Bernard Marx, e Leon Trótsky, no livro temos Polly Trotsky. Pois se acredita que o comunismo tira a liberdade individual e a livre iniciativa das pessoas, assim como a sociedade expressa em "Admirável Mundo Novo".

O nome do processo de fertilização de embriões humanos chamado de processo Bokanovsky, processo este que gera diversos indivíduos iguais uns aos outros, uma clara referência ao modo como as lavagens cerebrais poderiam ser usadas em regimes socialistas e que faria indivíduos todos iguais. O processo é explicado detalhadamente logo no começo da história.

Uma crítica à promiscuidade defendida por Aleister Crowley foi encontrada, no meu ponto de vista, Aldous Huxley colocou em Lenina Crowne como perfeita representante da banalização do sexo. Em outra passagem da história, uma das brincadeiras infantis é o despertar da sexualidade.

Na contramão desta sociedade está a figura de John, chamado pejorativamente no livro de "Sr. Selvagem", não aceito na sociedade de Malpais e também não aceito na Inglaterra. John seria uma mescla do indígena com o homem da civilização contemporânea, não todos obviamente, monogâmico, religioso e moralista.

O deus da civilização deste livro foi trocado ora por Ford, referência a Henry Ford e devido a forma como revolucionou a construção de automóveis ao adotar a Linha de Montagem, ora por Freud, devido a associação entre a Psicanálise Freudiana e o condicionamento ao qual são submetidas as pessoas da civilização.

É fato que "Admirável Mundo Novo" tem inspirado diversas obras da cultura pop, seja no cinema ("Equilibrium", "Matrix e "O Demolidor") e na música ("Brave New World", disco da banda inglesa Iron Maiden), acredito que estejamos longe de ter uma sociedade nos moldes da relatada na obra, porém, fazendo um paralelo com nossa atual sociedade, apesar de nós brasileiros não vivermos em uma sociedade totalitária, nossos jovens são condicionados precocemente ao sexo, devido a exaustiva transmissão de programas que transbordam sexualidade e a facilidade de procurar na internet sites relacionados ao tema.

Em alguns países, o aumento do número de ateus tem aumentado, a fé tem dado lugar às explicações científicas. A clonagem humana, teoricamente, é possível de ser feita (se já não foi realizada), um passo para a bokanovskização? Profecias de Aldous Huxley? Acredito que não em sua totalidade, pois as tendências que o mundo à época em que o livro foi escrito foi retratado brilhantemente pelo escritor, infelizmente, em parte o autor tem acertado em suas previsões.

Nota: 100%

Links Interessantes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Admir%C3%A1vel_Mundo_Novo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sigmund_Freud
http://en.wikipedia.org/wiki/Bokanovsky's_process
http://pt.wikipedia.org/wiki/Comunismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário