domingo, 16 de agosto de 2009

Battle Mania Daiginjou (Mega Drive, 1993)

Battle Mania Daiginjou, também conhecido não oficialmente como Trouble Shooter Vintage, é a continuação de Battle Mania ou Trouble Shooter. Um shmup o qual você controla Ootori Mania (Madison na versão americana), a loira e tem como option Haneda Maria (Crystal na versão americana), a moça de cabelo azul.


Ootori Mania ou Madison.


Haneda Maria ou Crystal.

História: Três anos se passaram... digo, três dias se passaram desde o resgate do Príncipe Eldon e a derrota de Mol Ghost. Porém, após muita comemoração, Mol Ghost reaparece e espera Mania no alto do Heisei Babylon. E ao longo de 9 estágios você vai entender, ou não, o porquê Mol Ghost voltou.

Aconselho a quem for jogar no emulador, pegar a tradução feita pelo grupo M.I.J.E.T., detalhe que eles fizeram duas traduções para o jogo, uma da versão japonesa e outra como se fosse continuação do Trouble Shooter.

Jogabilidade: No default, o botão A ativa a super arma quando o charge está cheio, o B atira e o C muda a direção do option (Maria).

Você pode escolher no options, além da dificuldade, três opções para direção de Mania (1 way, 2 way e 8 way) e três opções para o PROVE (homing, roll e negative).

No início de cada tela, com exceção da oitava, você tem quatro escolhas para de PROVE (PROgramable Variable Enforcer).

Neo Thunder - quando o charge está no máximo, ao acionar a super arma, raios devastam a tela.

Benten Bomb - quando o charge está no máximo, ao acionar a super arma, várias imagens da deusa Benten aparecem ao redor de Mania, eu particularmente acho a melhor bomba do jogo.

Chainsaw Beam - quando o charge está no máximo, ao acionar a super arma, dois lasers são disparados na vertical, eu acho o melhor PROVE para o quinto estágio.

Eraser - quando o charge está no máximo, ao acionar a super arma, um devastador laser é disparado do PROVE.

Jogando no nível normal, escolhi o 1 way e em 7 dos 9 estágios o Benten Bomb, uma vez que no penúltimo estágio a troca de PROVE não é possível.

Gráficos: O jogo é muito bonito, cheio de detalhes. Por exemplo, no quinto estágio há uma rápida aparição do personagem do jogo Time Dominator 1st (Socket nos Estados Unidos). Sem dúvidas Battle Mania Daiginjou é um ótimo trabalho do Studio Uchuu Tetsujin.

Dificuldade: Eu só não digo que a dificuldade é zero, pois você corre o risco de levar um game over ao ser prensado pela tela. De resto é muito fácil, o fato de você poder destruir a maioria dos tiros inimigos e o excesso de vidas extras tira totalmente o desafio, detalhe, zerar o placar é muito baba se você fizer 1CC.


999.999, poderia haver um dígito a mais no placar.

Som: As músicas são excelentes, um ótimo trabalho dos compositores Fumito Tamayama, Yasuyuki Hamada, Youko Suzuki e Shigenori Masuko. Talvez dessa leva, o mais famoso seja Fumito Tamayama que compôs a trilha do jogo Decap Attack.
Os efeitos sonoros são simples e eficazes.


Ouça a beleza que é esta trilha sonora.

Diversão: Eu joguei no meu Mega Drive e ainda zerei mais duas vezes no emulador só para entender a história e fazer esta resenha. Fora o modo normal, há o modo Score Attack, onde você joga a segunda fase durante 120 segundos e tenta fazer o maior número de pontos.
Pessoalmente, este jogo pode constar no top 10 dos melhores shmups do console.


Item de coleção.

Geral: Quer um jogo fácil para fazer 1CC? Battle Mania Daiginjou é a pedida.

2 comentários:

  1. Caramba, Battlemania 2 é tão fácil quanto o primeiro? Pensei que o desafio fosse melhorar um pouco...

    Bom artigo, bem informativo para quem aprecia os detalhes de jogabilidade e estratégias de 1-credit-clear. Confesso que me decepcionei com essa facilidade para estourar o placar, mas o jogo é mesmo muito charmoso. Qualquer sexta-feira nublada dou uma taca nele.

    ResponderExcluir
  2. Edward, valeu a crítica aí. O jogo é um tesão. Vale a pena ganhar algumas horas com este jogão!

    ResponderExcluir