sábado, 18 de abril de 2009

Presságio (Knowing - 2009)

John Koestler (Nicolas Cage) é um pesquisador do M.I.T. (Massachusetts Institute of Technology – Instituto de Tecnologia de Massachusetts) atormentado pela perda da esposa em um trágico acidente. John, alcoolatra cachaceiro que enche a cachola de uísque, tem um filho, Caleb, e certo dia durante uma festividade escolar, uma cápsula do tempo é retirada do solo do colégio após um longo período.

Nesta cápsula do tempo há inúmeros trabalhos feitos pelas crianças, que hoje são verdadeiros maracujás de gaveta, e dentre esses trabalhos, a arte que o pequeno Caleb recebe é uma folha com inúmeros números, muito enigmáticos. Trabalho numérico este que foi obra de Lucinda Embry, uma garotinha meio estranha, parecida com a personagem Carrie de Stephen King.

Durante seu período de bebedeira noturna, John, muito louco da cabeça devido à água que passarinho não bebe, pega a folha que o pequeno Caleb havia surrupiado da festividade e sabe-se lá porque, começa a encontrar padrões em meio ao emaranhado de números. Estes padrões revelam datas que supostamente são de grandes catástrofes e revelam ainda o número de vítimas.

A partir daí o filme vira um misto de ficção científica, suspense, terror e ação. O filme é brilhantemente conduzido por Alex Proyas, diretor que havia dirigido “Eu Robô” e “O Corvo”. O roteiro de Ryne Douglas Pearson, Juliet Snowden e Stiles White possui alguns furos, mas no geral é bastante satisfatório.

Em relação aos atores, Nicolas Cage cumpre bem o seu papel, o guri que interpreta Caleb (Chandler Canterbury) não é nenhum Haley Joel Osment, mas trabalha bem. Rose Byrne interpreta a filha de Lucinda, no longa metragem ela está bem deslocada, interpreta uma mãe extremamente neurótica, tinha que levar umas bordoadas para se acalmar. Lara Robinson é a garotinha que faz papel duplo no filme, a de Lucinda pequena e a da filha de Rose Byrne.

Como dito anteriormente, o roteiro possui furos, mas o que surpreende mesmo são os efeitos especiais, dizer quais são é fácil, o legal mesmo é sentar a bundinha na poltrona de um bom cinema e se maravilhar com as catástrofes, maravilhar no sentido de apreciar o quão bem feito foram feitas as cenas. De 0 a 100, diria que o filme é 80!


Rose Byrne: No filme ela não está tão boa. I'm burning! Smack, smack.

Trailer


Site Oficial

2 comentários:

  1. Eu gostei bastante de Presságio. Aquelas cenas de destruição são acachapantes mesmo!! Sempre gostei do Alex Proyas, é uma pena que ele se desiludiu com a Fox e acabou tendo que esperar 5 anos para fazer mais um filme. Espero que o hiato seja menor para o próximo.

    Vc já viu Cidade das Sombras? É o melhor do Proyas na minha opinião.

    ResponderExcluir
  2. De nome não estava recordando que filme era esse "Cidade das Sombras" mas ao ver no IMDB qual filme é, eu lembrei e não sabia que foi Alex Proyas quem o dirigiu.

    Eu gostei demais desse filme, uma história muito louca, é realmente um bom filme que merece uma resenha.

    ResponderExcluir