domingo, 21 de dezembro de 2008

Tropa de Elite

Não estranhem se pintar nesse blog, filmes antigos que fizeram sucesso, eu fico com o pé atrás quando o sucesso é muito estrondoso e o filme, jogo ou qualquer coisa que seja não consiga responder as minhas expectativas. Sou muito relutante em conferir tais peças.

Um desses filmes é “Tropa de Elite”, posso confirmar agora, é um filmaço. Melhor filme nacional que eu vi desde Cidade de Deus. Claramente a idéia de que a burguesia, a corrupção policial e a ausência de um sistema eficaz, fazem com que o tráfico de drogas se torne um problema crônico nas favelas cariocas e o BOPE, faz o papel de anticorpo que tentam, na medida do possível, cumprir sua missão, ou seja, limpar as favelas dos maus elementos, tarefa a qual deveria ser de todo policial.

O tema central do filme é a história do Capitão Nascimento (Wagner Moura), membro do BOPE, policial estressado, acaba de ter seu primeiro filho, buscando um sucessor para seu cargo, e vê em dois aspirantes, como possíveis substitutos para seu posto. A história acontece poucos meses antes da visita realizada pelo papa João Paulo II em 1997.

O maior feito desta fita, em minha opinião, se deve ao alto teor realístico apresentado pelo diretor José Padilha, suas tomadas de câmera dá-se a impressão que o telespectador está realmente no local dos fatos.

Surpresa agradável foi de ver a interpretação de André Ramiro, que faz o papel do aspirante André Matias, pesquisando no Wikipedia, acabo por descobrir que Tropa de Elite foi seu primeiro papel como ator, aliás, muito boa interpretação.

Mais agradável ainda foi ver a presença da magrela da Fernanda Machado, aqui interpretando uma estudante burguesa noinha.

Fernanda Machado - Ai ai ai ui ui...


Trailer

Um comentário:

  1. É, Tropa de Elite é filmaço mesmo. Pena que você perdeu no cinema, tela grande faz a diferença num filme desses. Diamante de Sangue também me agradou (com exceção talvez do final). Ainda não vi Be Kind Rewind, mas depois desse trailer ele obviamente está na minha lista de aquisições. De Silent Hill só conheço o filme, infelizmente (que considero uma grande porcaria - apesar de eu ser fã da Radha Mitchell); o jogo eu nem tenho coragem de jogar porque não tenho mais paciência...
    Ah, e Fernanda Machado... uh-lá-lá!
    Onde está ela que não apareceu mais nos cinemas?
    Abraço, Feliz Natal e ótimo Ano Novo!

    ResponderExcluir