sábado, 20 de dezembro de 2008

Diamante de Sangue (Blood Diamond)

Eu comprei o DVD em uma locadora perto de casa e estava querendo assistir a esse filme há algum tempo, porém, nunca foi prioridade minha, pois hoje, aproveitei para colocar no aparelho de DVD e assistir ao filme.

Devo confessar que Leonardo DiCaprio ainda não me convenceu como ator, pois esse lance de deixar bigodinho e barbicha para tirar o ar meio afeminado dele ainda me deixa com o pé atrás quanto aos filmes que ele faz, se bem que eu gostei demais de “Gangues de Nova Iorque”, “Rede de Mentiras”, “Os Infiltrados” e agora este, “Diamante de Sangue”.

Aliás, que puta filme, arrependo-me por não ter assistido antes. A história do filme se passa em Serra Leoa, África, em 1999, onde havia sido instaurada uma guerra entre rebeldes, a FRU (Frente Revolucionária Unida) e o governo.

A economia local apresentada no filme gira em torno do diamante, onde por causa do desejo consumista do ocidente, acaba gerando uma corrida atrás dessas pedras preciosas, e o mercado vê-se manipulado pelos interesses de um grande empresário.
No meio desse bolo todo está Danny Archer (Leonardo DiCaprio) que trabalha como contrabandista, fornecendo armas para guerrilheiros em troca de diamantes, entre outras ações nada nobres.

Por acaso, o caminho de Danny se cruza com o do pescador Solomon Vandy (Djimon Hounsou), e ambos saem em busca de objetivos específicos, mas que necessitam de ajuda mútua. Danny precisa de um diamante raro que foi encontrado por Solomon e Solomon, precisa de Danny para reencontrar sua família.

O que se segue são cenas de guerra civil, belas paisagens e campos de refugiados. O filme causou-me um grande desconforto em ver como algumas dessas jóias tão desejadas por algumas pessoas tem em sua fabricação, desde a extração da matéria-prima, onde se explora trabalhadores que mais parecem ser escravos, até a jóia estar à venda na loja, um esquema tão sujo igualando-se ao do tráfico de drogas.

Uma boa surpresa no filme é a presença da gatíssima Jennifer Connely.

Site Oficial

Trailer

Nenhum comentário:

Postar um comentário