sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

A Queda! As Últimas Horas de Hitler - Der Untergang

São exatamente 3:21 da manhã do dia 26 de dezembro de 2008 e acabo de assistir ao filme “A Queda! As Últimas Horas de Hitler”, aliás, título errôneo este, pois o filme se passa em 1945, alguns dias antes da derrota alemã pelas tropas russas, poderia chamar-se Os Últimos Dias de Hitler.

Hitler e seus principais colaboradores estão praticamente presos em Berlim já que os russos avançam em direção ao quartel general de Hitler e durante 12 dias, acompanhamos as desastrosas ações militares, que se mostram ineficazes mediante a falta de soldados e armamentos, o casamento de Hitler e Eva Braun, o suicídio de ambos (e alguns outros), a confiança depositada no führer apesar da visível derrota e tudo isso, tendo como testemunha ocular, a mulher que foi secretária de Hitler, Traudl Junge.

A verdadeira Traudl Junge aparece no longa, no início e no fim, são cenas retiradas do documentário “Eu Fui Secretária de Hitler”. Suas declarações são um pouco polêmicas, pelo menos a mim pareceu. O filme todo, apesar de longo, é muito bom, apesar de ser um filme que fala sobre Hitler, ele é bem imparcial.

Três destaques em minha opinião. A história, que por si só já é muito interessante. Pois o filme humaniza a figura do ex-ditador, não o mostrando como o monstro que a história se encarregou de fazer, mas sim como o homem Adolf Hitler que come, bebe e sofre de mal de Parkinson. O ator Bruno Ganz que interpreta magistralmente o ex-ditador. E a atriz Alexandra Maria Lara que interpreta Tradl Junge.

Site Oficial

Trailer

Um comentário:

  1. Esse filme é bom. Teve gente que ficou puta com ele por mostrar Hitler como uma pessoa comum -- essas associações judias raivosas que não sacodem a poeira nunca enchem a paciência. Afinal, temos de mostrar compaixão pelo coitado do Hitler que foi banido da Xbox Live. :-P

    ResponderExcluir