quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Círculo de Fogo - Resenha de Filme


Fonte da imagem: IMDb

Começo esta pequena resenha dizendo: "Que filme foda pra caralho!". Através de um portal nas profundezas oceânicas, uma invasão alienígena é iniciada e monstros gigantes começam a invadir o nosso planeta. Uma maneira que a humanidade encontrou para se defender é criando seus próprios monstros, os tais robôs.

Agora imagine você que isso é contado logo nos primeiros minutos da película, portanto posso afirmar que Círculo de Fogo (Pacific Rim, 2013) possui uma história boa, pois é simples, diverte e onde precisa ser mais complexo é bem claro e didático, por exemplo, na apresentação dos personagens ou na explicação da anatomia de máquinas e monstros.

A passagem na qual é narrada o passado da personagem Mako Mori (Rinko Kikuchi) é feita de uma maneira muito bonita: as ruas vazias repletas de cinzas e a personagem retratada em sua infância, correndo desesperadamente, interpretada pela linda e graciosa atriz Mana Ashida, que expressões fantásticas ela consegue fazer, incrível, realmente incrível.

Os detalhes das máquinas e monstros são fantásticos, porém em alguns momentos a textura da pele das criaturas parecia bastante artificial. Em grande parte na cena em que a dupla de monstros ataca Hong Kong. Pode ser que a utilização do recurso 3d tenha ressaltado esses "defeitos". A impressão que fica é a de um CG (Computação Gráfica) de jogo de videogame.

As interpretações dos atores não variam muito durante o longa-metragem. Algumas passagens evidenciam exageradamente o nível de importância dos protagonistas, como na cena em que Hong Kong é invadida, a impressão de que os personagens estavam pensando "se fodem aí" era perceptível, analogamente, é como se o melhor jogador de um time - de qualquer esporte - estivesse no banco de reservas e só esperando a chance para entrar em campo. Essa falta de sensibilidade aponto como falha no roteiro.

Idris Elba é um bom ator, mas ele poderia falar sem gritar a todo o momento.

Como eu ia me esquecendo da coisa mais importante de Círculo de Fogo?! Refiro-me às lutas entre robôs e monstros! São fabulosas, pois é possível ver o que acontece durante o embate, raros são os momentos nos quais há confusão, ao contrário do que acontece em alguns filmes de robôs transformistas.

O que eu gostei: quase tudo.

O que eu não gostei: da falta de mais temas incidentais.

Nota: 99% ah, que se foda, 100%

2 comentários:

  1. Concordo em absoluto que às lutas entre robots e monstros são optimas sem nada a esconder e com boa iluminação... ;)

    Mas o resto... epá aqueles cientistas malucos e pior aquele negociante de partes de Kaju arruinaram o filme todo na minha opinião. A sequela ainda não foi confirmada por causa dos fracos resultados de bilheteira. O DelToro é capaz de fazer muito melhor!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo seu comentário. Fico curioso em como será essa continuação se ela vier a acontecer.

      Excluir