quinta-feira, 26 de setembro de 2013

HP Officejet Pro 8000 imprime uma folha de alinhamento toda vez que se imprime algo nela.


Imagem retirada do TechTudo.

Problema
Como relatado no título deste artigo, toda vez que se imprime qualquer coisa na HP Officejet Pro 8000 - independentemente se está instalada em rede ou em computador - ela (a impressora) acaba imprimindo uma folha de alinhamento. O modelo da impressora em questão possui sistema bulk-ink.


Folha de alinhamento como esta.

Solução
A solução encontrada foi a seguinte, instale a impressora em um computador, caso ela esteja conectada a uma rede. Neste computador verifique se o programa Central de Soluções HP está instalado, caso não esteja, instale-o.

Com o programa instalado prossiga com os passos abaixo.

Em Configurações de Impressão, clique no botão Caixa de ferramentas da impressora. A próxima tela a se abrir será a da imagem abaixo.


Caixa de ferramentas da impressora.

Prossiga na aba Serviços e clique em Limpar os cabeçotes de impressão.


Limpar os cabeçotes de impressão.

Obrigatoriamente, após a impressão da famosa folha de alinhamento, deverá sair uma impressão como esta abaixo.


Uma vez efetuado este processo, sua impressora deixará de imprimir a folha de alinhamento a cada impressão, qualquer que seja o documento nela (a impressora) enviado.

Causa(s) do problema

Relatamos algumas observações a respeito do problema.

Pelas pesquisas realizadas, nota-se que o modelo HP Officejet Pro 8000 é uma impressora problemática, pois inúmeras são as opiniões desfavoráveis a seu respeito. Obviamente enquanto ela está funcionando, é um hardware maravilhoso - imprimimos mais de 10.000 folhas até o surgimento do problema -, porém, quando algum problema acontece, como o aqui citado, é uma dor de cabeça.

Mesmo na página oficial da fabricante, em seu fórum, as respostas são superficiais e vagas, conforme pode ser visto clicando aqui. Apenas vasculhando na vasta rede de informações através do buscador é que tivemos alguma ideia do que causou o problema.

A causa mais plausível seja a de que o problema esteja relacionado à cabeça de impressão da impressora, no momento que a mesma é trocada, ela imprime automaticamente a folha de alinhamento e por uma razão desconhecida, o processo não é completado e daí a necessidade de finalizar manualmente o procedimento.

Enfim, se o sistema bulk-ink pode ou não ter algo a ver com o problema não é de nosso conhecimento, porém, toda modificação que é feita em algo sem a aprovação da fabricante é um risco, pois os engenheiros da empresa trabalharam para a impressora funcionar com produtos originais, porém, sabemos que em nosso país, manter uma alta produtividade com alto custo de matéria-prima, não é exemplo de sabedoria.

4 comentários:

  1. Fiz exatamente como disse, porém não resolveu meu problema. Continua imprimindo a página de alinhamento sempre depois de uma impressão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não tenho como lhe ajudar, pois a empresa em que trabalho se desfez da impressora, ela já estava bem no final da vida e acharam melhor trocá-la.

      Excluir