segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Muhon no Kaze

O que torna um jogo bom ou ruim em sua opinião? Depende, dirá você caro leitor. Mas uma coisa é certa, quando a equipe de desenvolvimento trabalha de maneira árdua, o resultado é gratificante, inúmeros são os jogos que, cada um de nós considera realmente bons. Porém, e quando esta equipe é de uma pessoa só?

"Muhon no Kaze" (Winds of Rebellion) é um jogo criado por um cara só, ou seja, é um indie game, a mente por trás disso se chama Cris Spiegel. Conheci-o na comunidade "Jogos de Nave" no Orkut e há algum tempo ele vem desenvolvendo o jogo, os personagens, naves, cenários, tiros, explosões, inimigos, chefes, muito s chefes, os efeitos sonoros, as músicas, enfim, tudo o que tem no jogo foi criado pelo próprio Spiegel.


Dois tipos de tiros a sua escolha.

O jogo é um bullet hell que mistura o que há de melhor nos jogos de naves (shmups), influências de "Ikaruga" (a bipolaridade da nave e a capacidade de absorver os tiros inimigos para encher uma barra que potencializa o ataque de sua nave chamada boost) e jogos da Cave (padrões de tiros inimigos vistos em "Dodonpachi" e "Mushihimesama", por exemplo).


Isto aqui é jogo de macho porra!

"Então o que o cara fez é um plágio?" A resposta é não, pois ele não pegou a engine dos jogos citados e simplesmente copiou, colou e renomeou o jogo para "Muhon no Kaze". O que ele fez foi pegar a idéia de alguns jogos e criar um novo jogo, desenvolvendo na raça, desenhando na mão, fazendo pinturas, pegando fotos de satélites, entre outros artifícios.


Saca só o laser do robô sendo repelido pelo laser da nave.

Graficamente o jogo é bonito, todos os objetos foram renderizados, o que dá um aspecto limpo ao jogo, os pequenos detalhes que encontramos durante, por exemplo, como uma base inimiga que derrete ao ser destruída, um canhão de uma nave que ao ser destruída pega fogo, os padrões criados pela enxurrada de tiros.


Olha o tamanho deste mestre! E detalhe, é tu que corre do bichão malandro!

Outro ponto positivo para o jogo são as famosas cutscenes que muito fizeram sucesso em jogos clássicos como "Ninja Gaiden", agora se faz presente aqui em um shmup, algumas no estilo old school. São super rápidas, não tirando a adrenalina que o jogo impõe, ao contrário de alguns jogos, cujo modo história não é cancelável como "Gradius V", "Shapphire" entre outros que cortam um pouco o barato.


Cutscenes bacanérrimas!

As músicas do Cris são realmente boas, algumas fases possuem uma levada heavy metal, outras um rock progressivo e até músicas com levadas eletrônicas, todas se encaixam perfeitamente nas fases dos jogos, aliás, alguns temas foram aproveitados de um projeto que o Cris colocou na gaveta chamado "Den-Jin".

Você pode escutar algumas músicas clicando aqui.

Enfim, eu poderia continuar a escrever mais sobre o jogo, mas este é apenas um preview, quando o jogo estiver finalizado, com certeza farei um review mais elaborado. O que eu posso adiantar nestas versões demos é que eu me diverti pra caramba.

Links interessantes:
Cris Spiegel's Visual Atrocity

7 comentários:

  1. Eu sempre digo pro Spiegel que quando vc jogao Muhon.. É quase como um genetos, pq vcs abe que é um Indie Game e fica tentando identificar as referências que ele usou, a história dele mesmo com os jogos de nave.
    Mas são tantos pequenos detalhes, que tudo se mistura de uma forma..E o jogo acaba tendo personalidade própria.
    Go Spiegel, GO!

    ResponderExcluir
  2. realmente ficou um bom jogo, com vontade o cara faz coisas muito boas..parabens pelo jogo Cris..

    obs: senti uma certa influencia do Blue Wish ressurection tmb, ou é só impressão??

    ResponderExcluir
  3. Muito bom mesmo, quem teve a chance de experimentar o jogo pode atestar isso.

    E quando será que o Jorge fará o review do jogo completo?

    ResponderExcluir
  4. Blue Wish Resurrection é mito! Adoro esse jogo. Pode crer que é influência. Como é que ninguém aqui falou do óbvio: Progear?

    ResponderExcluir
  5. Nunca vi nenhum desses 2 aí... o máximo foi um vídeo bem borrado e vagabundo de de Progear.

    ResponderExcluir
  6. Blue Wish é um jogo indie e Progear é muito bom, é Cave mas é horizontal.

    ResponderExcluir