domingo, 5 de julho de 2009

Abara (2 edições, Panini - 2009)

Abara é um destes mangás desconhecidos (para mim era desconhecido) que pintam na banca e podem passar despercebidos, deparando-me com ele, não pensei duas vezes e o comprei, arte fantástica, porém, confusa, história idem e curta.

Enfim, foram necessárias algumas (para não dizer inúmeras) leituras de trás pra frente (pois mangá é assim que se lê pô!) para capturar o maior número de detalhes e cheguei a conclusão de que apesar do mangá remeter a outras obras, tais como Gunm, Akira, Ghost in the Shell, até mesmo Genocyber, os elementos encontrados no mangá o tornam único. Ainda bem que de vez em quando surge algo diferente em meio à enxurrada de bankais e kuchiyose no jutsus.

A história é contada a partir do aparecimento de uma criatura chamada Gauna que se alimenta de pessoas fazendo delas de Toddynho. Existem dois tipos de Gaunas, os Brancos (malvados) e os Negros (bonzinhos). O aparecimento do Gauna Branco é um mistério, mais misterioso ainda é o aparecimento de um Gauna Negro que logo sai na mão com o Gauna Branco.

A partir daqui há alguns spoilers baseado no que eu entendi.


Personagens e Spoilers

Personagens mais relevantes à história, do meu ponto de vista:

Denji Kudou ou Denji Itou: É o Gauna Negro fruto da experiência da Daiyonkiren.

Tadohomi: Vigilante da Kegenryou que vai atrás de Kudou.

Sakijima: Agente que trabalha para a Keihyoubu (“departamento correcional”, algo como polícia).

Agente de nome desconhecido: trabalha com Sakijima na Keihyoubu que faz importantes descobertas sobre os Gaunas.

Nayuta: Gauna Negro, também fruto da experiência da Daiyonkiren. Não consegue se expressar bem, talvez por conta da bomba implantada em seu pescoço.

Ayuta: Irmã de Nayuta, ela mantém comunicação telepática entre a Daiyonkiren com Nayuta quando esta se transformar em Gauna.

Líder da Daiyonkiren e de tabela chefe da Kegenryou, nome desconhecido: Personagem misterioso que está por trás das experiências envolvendo Gaunas e detém o conhecimento sobre os Gousabyous.

Informante de nome desconhecido: Pesquisador que faz importantes revelações a respeito dos Gaunas para o agente da Keihyoubu.

Esqueleto de pássaro, tubo de metal ou concreto com pequenas pernas e andróide com cabeça de caveira, nomes deconhecidos: Funcionários da Daiyonkiren que sabem de muita coisa.

Shige: Parece ser a única pessoa com quem Kudou se importa.


Conforme dito acima, os Gaunas Brancos são criaturas que surgem a partir do próprio homem e se alimentam de pessoas até atingir um bom tamanho, a partir daí o Gauna se alimenta do Gousabyou (Mausoléu), que “é um dispositivo de lançamento de uma nave-esporo”.

Para evitar isso, a Daiyonkiren (“Aliança Quaternária”), conseguiu desenvolver larvas que implantados em pessoas, conseguem transforma-las em Gaunas Negros. Esses Gaunas Negros são humanos, mas podem se transformar em Gaunas conforme sua vontade, ao contrário do Gauna Branco que é uma criatura, aparentemente, irracional.

Os Gaunas são invisíveis aos olhos humanos, mas Gaunas Negros podem ser vistos quando estão se “desplacentando”. Gaunas possuem uma velocidade absurda e uma regeneração muito rápida também (chupa Wolverine), mesmo perdendo a cabeça. Gaunas brancos podem se fundir.

Denji Kudou e Nayuta são as pessoas que foram preparadas desde criança para se tornarem Gaunas Negros. Talvez Tadohomi e a irmã (gêmea?) de Nayuta, Ayuta, também estivessem sendo preparadas para serem Gaunas Negros, mas, Todohomi seguiu o caminho mais burocrático trabalhando para a Kegenryou (uma organização que atende diretamente a Daiyonkiren) como uma vigilante (kegenshi). E Ayuta, conforme visto no mangá, é paralítica, mas mantém contato telepático com Nayuta, o que reforça ainda mais a idéia de que são gêmeas. Essa idéia de irmãs com telepatia, uma sendo “monstro” e a outra paralítica remete a Genocyber.

Ao ser submetido à experiência de transformação em Gauna Negro, Denji Kudou se rebela e foge das mãos da Daiyonkiren e assume a identidade de Denji Itou, trabalhando em uma empresa de refinaria de óleo. Para evitar que o outro Gauna Negro existente se rebelasse, acabaram implantando uma espécie de bomba no pescoço de Nayuta, contrariou as ordens? Então BUM!

A história segue com muita porrada entre Gaunas Brancos e os dois Gaunas Negros, até o final da história que esse não conto.


Dúvidas

Quando eu disse que a história é curta, algumas coisas realmente não ficaram claras:

- Como Tadohomi perdeu o braço esquerdo?

- Há três personagens que trabalham para a Daiyonkiren, um esqueleto de pássaro, um tubo de metal ou concreto com pequenas pernas e um andróide com cabeça de caveira, carregam dois tubos com larva de Gauna Negro, será que as duas larvas eram destinadas para Ayuta e Tadohomi?

- A idéia que eu tenho que o Gauna Branco é um experimento da Daiyonkiren é reforçada com a imagem das costas do superior da Kegenryou, uma espécie de máscara que parece com a face de alguns Gaunas Brancos. E quando ele diz: “Bastava ignorar, pois a maioria dos Gaunas Brancos morre ainda na forma Larval. Nossa Intenção era esperar para ver o que acontecia.”


Montagem com algumas cenas da face encontrada nas costas do líder da Kegenryou e a face de alguns Gaunas Brancos. Coincidência?

- É impressão minha ou a face de Kudou em sua forma Gauna se parece muito com Vic Rattlehead (mascote da banda Megadeth)?


Eu acho os dois personagens parecidos.

Conclusão, excelente mangá de Tsutomu Nihei, pena ser curto. A edição 2 de Abara traz ainda um One-Shot chamado Digimortal.

5 comentários:

  1. Eh, não li teu post ainda não. É só pra pedir para divulgar o tutorial de Game Maker focado em SHMUPS que eu tô escrevendo no fórum do Shatterhand. Se puder botar o endereço do meu blog no post, seria legal. Eu ainda tô escrevendo e tá todo no improviso. Espero não ter errado nada até agora e peço para que me corrijam caso eu cometa algum erro.

    ResponderExcluir
  2. po gostei muito desse blog abara é muito considerado
    e deixa muitas duvidas

    ResponderExcluir
  3. Pois é fiel kun dattebayo. É um mangá muito bom, o fato de deixar dúvidas eu acho excelente.

    ResponderExcluir
  4. muito bom
    só uma coisa, Tadohomi perdeu o braço esquerdo pois foi punida pela Kegenryou por esconder Kudou

    ResponderExcluir
  5. É mesmo? Não tinha achado esta referência. Obrigdo Marcos F.

    ResponderExcluir