Task Force Harrier EX, 1991
Gênero: Shoot’em up vertical
Plataforma degustada: Mega Drive
Desenvolvimento: Treco
Distribuição: Treco
"Task Force Harrier EX" é um jogo de nave para Mega Drive. No game você controla a nave Harrier V e sua missão é invadir as linhas inimigas, mais precisamente na Rússia, e acabar com a festa dos terroristas ao longo de 13 fases.
O jogo possui um sistema de pontuação simples - atirar em tudo o que tiver na tela, de preferência os inimigos (não diga) - e o controle é basicamente um botão para a bomba forte (não tão forte assim), outro para tiro e outro para a formação dos seus “options”, que no jogo são chamado de “escorts”.
Configuração que eu joguei.
Dependendo da posição dos “escorts” a sua velocidade de sua nave muda.
Os "escorts" funcionam como escudo nesta formação, em compensação a velocidade cai.
Velocidade normal.
Velocidade normal mas com "escorts" afastados.
Nesta posição a velocidade é alta.
Em relação aos itens que aparecem na tela, eu particularmente joguei com a seguinte configuração para a nave, peguei o item amarelo (Fighter Escort) que são os tiros teleguiados dos "escorts" e o item 2 (Dispenser), que á uma bomba rasteira que destrói tudo que tiver pela frente. Quanto mais forte sua nave fica, mais o jogo fica difícil.
Aumenta seu poder de fogo.
Super bomba (não tão super assim), o número de bombas que você pode carregar são no máximo 5.
Cluster - são duas bombas de curto alcance.
Dispenser - minha bomba preferida, ela é lançada na vertical a frente e tem um bom alcance, quando está no nível máximo, o raio dela é igual ao da “impact”.
Impact – uma bomba de raio grande e curto alcance.
Vulcan Escort - os "escorts" atiram na direção que você segurar.
Fighter Escort - os "escorts" lançam mísseis teleguiados, o melhor.
Missile Escort - os "escorts" lançam uma rajada para frente.
Em relação as fases, o jogo intercala uma fase vista mais de longe e outra com um close maior na tela. O jogo é meio maçante até a quinta fase e começa a ficar mais interessante lá pela nona fase.
Graficamente o jogo é simples e agradável, as vozes digitalizadas são dispensáveis, pois todos sabem que o som do Mega Drive é uma porcaria, as músicas são razoáveis e a jogabilidade é muito boa.
Uma dica, na 12ª fase, procure destruir todas as naves gigantes, pois se alguma delas escapar você vai enfrentar mais de uma na fase seguinte.
O final do jogo é um dos mais bonitos que eu vi no Mega Drive.
Item de coleção.
2.382.500 pontos, realizado em 30/08/09.
Nota: 75%
Link interessante
• Edward's 1CC Log for Shmups
Gênero: Shoot’em up vertical
Plataforma degustada: Mega Drive
Desenvolvimento: Treco
Distribuição: Treco
"Task Force Harrier EX" é um jogo de nave para Mega Drive. No game você controla a nave Harrier V e sua missão é invadir as linhas inimigas, mais precisamente na Rússia, e acabar com a festa dos terroristas ao longo de 13 fases.
O jogo possui um sistema de pontuação simples - atirar em tudo o que tiver na tela, de preferência os inimigos (não diga) - e o controle é basicamente um botão para a bomba forte (não tão forte assim), outro para tiro e outro para a formação dos seus “options”, que no jogo são chamado de “escorts”.
Configuração que eu joguei.
Dependendo da posição dos “escorts” a sua velocidade de sua nave muda.
Os "escorts" funcionam como escudo nesta formação, em compensação a velocidade cai.
Velocidade normal.
Velocidade normal mas com "escorts" afastados.
Nesta posição a velocidade é alta.
Em relação aos itens que aparecem na tela, eu particularmente joguei com a seguinte configuração para a nave, peguei o item amarelo (Fighter Escort) que são os tiros teleguiados dos "escorts" e o item 2 (Dispenser), que á uma bomba rasteira que destrói tudo que tiver pela frente. Quanto mais forte sua nave fica, mais o jogo fica difícil.
Aumenta seu poder de fogo.
Super bomba (não tão super assim), o número de bombas que você pode carregar são no máximo 5.
Cluster - são duas bombas de curto alcance.
Dispenser - minha bomba preferida, ela é lançada na vertical a frente e tem um bom alcance, quando está no nível máximo, o raio dela é igual ao da “impact”.
Impact – uma bomba de raio grande e curto alcance.
Vulcan Escort - os "escorts" atiram na direção que você segurar.
Fighter Escort - os "escorts" lançam mísseis teleguiados, o melhor.
Missile Escort - os "escorts" lançam uma rajada para frente.
Em relação as fases, o jogo intercala uma fase vista mais de longe e outra com um close maior na tela. O jogo é meio maçante até a quinta fase e começa a ficar mais interessante lá pela nona fase.
Graficamente o jogo é simples e agradável, as vozes digitalizadas são dispensáveis, pois todos sabem que o som do Mega Drive é uma porcaria, as músicas são razoáveis e a jogabilidade é muito boa.
Uma dica, na 12ª fase, procure destruir todas as naves gigantes, pois se alguma delas escapar você vai enfrentar mais de uma na fase seguinte.
O final do jogo é um dos mais bonitos que eu vi no Mega Drive.
Item de coleção.
2.382.500 pontos, realizado em 30/08/09.
Nota: 75%
Link interessante
• Edward's 1CC Log for Shmups
não conhecia esse jogo , e achava que tinha jogado todos os shooters do mega, vou baixar a rom para dar uma conferida...
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirParece interessante.
ResponderExcluirJorge, eu fiz modificações significativas na 4a fase do meu jogo. Assim que eu te passar a próxima versão, você aceitaria fazer um preview dele?
Sem dúvida Cris! Faço sim.
ResponderExcluirBonitas as fotos que vc faz dos jogos da tua coleção, Jorge. Dá vontade de fazer com a minha tb, mas tenho preguiça.
ResponderExcluirVou ter que discordar de ti na afirmação de que "o som do Mega Drive é uma porcaria". Vozes realmente sempre são um problema no MD, mas o mesmo não se estende às músicas, ainda bem.
E obrigado pelo link! ;)
Som do Mega Drive é FM, comparável à linha de sintetizadores DX da Yamaha. Programando bem, dá pra fazer timbres bons, vide Sonic. Eu tenho o módulo TX81Z, que tem especificações parecidas com as do chip do Mega, com umas coisinhas a mais.
ResponderExcluirEdward, expressei-me mal em relação ao som do Mega Drive, era apenas em relação a voz digitalizada.
ResponderExcluirAliás, o único jogo que eu lembro que as vozes ficaram boas, ou nem tanto, mas deram um toque especial ao jogo foi em "Splatterhouse 3".